O episódio 45 do podcast ‘Saúde É Pública” discute um instrumento que vem sendo cada vez mais utilizado em práticas terapêuticas: a música. Rodrigo Andrade Teixeira, professor da Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas e autor de uma tese recém-defendida na Faculdade de Saúde Pública, conta os benefícios dessa abordagem terapêutica.
Na sua tese “A musicoterapia online em grupo e a saúde mental de jovens universitários no contexto pandêmico”, Teixeira escolheu investigar o universo de jovens por se tratar de uma fase da vida marcada por pressões sociais e grandes decisões. “A pandemia veio a ser um agravante para tudo aquilo que a juventude já sofria”, disse o professor.
No tratamento, Teixeira conta que a música, utilizada com a técnica terapêutica, revela o estado psíquico do indivíduo, produzindo efeitos sobre estados de ansiedade ou prazer, por exemplo, podendo ser utilizada como gatilho para acalmar e refletir.
O pesquisador ressalta a importância desse trabalho ser realizado por profissionais capacitados e formados em musicoterapia. “Não se trata apenas de usar a música, mas de um modo de se realizar terapia com música”, enfatiza.
Ouça a entrevista na íntegra na sua plataforma de áudio favorita.
O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.
Saúde É Pública
Episódio 45: Saúde Mental e Musicoterapia
Com Rodrigo Teixeira