Podcast “Saúde É Pública” discute sofrimento psíquico entre estudantes no episódio 46

Sofrimento psíquico entre estudantes universitários é o tema de uma pesquisa conduzida por quase cinco anos pelo pós-doutorando Thiago Marques Leão, sob a orientação da professora Aurea Ianni, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP. Os achados serão publicados em relatório e diversos artigos, mas já é possível ter uma prévia dos resultados, na entrevista concedida por Thiago ao podcast “Saúde É Pública”, em seu episódio 46.

A partir de uma abordagem quali-quantitativa, o pesquisador investigou as principais queixas dos estudantes universitários ligadas ao adoecimento mental. Mais de 500 estudantes de graduação e pós-graduação responderam a um questionário, sob anonimato.

De acordo com Thiago, as universidades públicas têm buscado mais frequentemente abrir espaços para debater o problema. Porém, ainda é preciso ampliar o entendimento do que é quais são as causas do sofrimento psíquico entre estudantes.

“As universidades precisam entender que o sofrimento e as doenças mentais entre estudantes não devem ser tratados de forma individualizada. Pois o problema vai além do âmbito individual. É preciso promover mudanças estruturais e políticas sobre como lidar com o problema e também abrir espaços para outras epistemologias e formas de entendimento da questão”, afirma na entrevista.

Ouça a entrevista na íntegra em sua plataforma de áudio favorita.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 46: Sofrimento psíquico entre estudantes