A  |  A+ |  A-
Revista de Saúde Pública tem novo aumento em seu Fator de Impacto

A Revista de Saúde Pública, iniciada em 1967 pela Faculdade de Saúde Pública da USP, teve um ligeiro aumento em seu Fator de Impacto, passando de 2,7 para 2,8. O Fator de Impacto é importante para o reconhecimento e a visibilidade das publicações científicas. 

O Fator de Impacto refere-se às citações que uma publicação recebe pela comunidade científica. Quanto maior o número de citações, maior o impacto da publicação. É, portanto, o método usado para qualificar as revistas científicas, tendo por base as citações recebidas. O cálculo é feito somando-se as citações de artigos, recebidas no ano do cálculo, e dividindo-se esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos antecedentes ao cálculo. 

Segundo o editor-científico da publicação, Prof. Alexandre Chiavegatto Filho, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, o aumento do Fator de Impacto demonstra que “o crescimento nos últimos anos do impacto da Revista de Saúde Pública pode ser sustentável, mesmo após o auge das citações originadas pela pandemia”.

Para Chiavegatto Filho, “o desafio de manter a RSP na fronteira do conhecimento em saúde pública é especialmente importante em um mundo em rápida transição econômica, política e tecnológica”.

A Revista de Saúde Pública tem por finalidade publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes para a saúde pública em geral.  Está disponível na base SciELO desde seu primeiro número publicado em 1967, com texto completo. Os artigos publicados a partir de 2003, na versão em inglês, quando consultados no PubMed, poderão ser obtidos pelo link da SciELO. A Revista de Saúde Pública é membro fundador da SciELO Saúde Pública.