Acompanhe a cobertura especial da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Epidemias no Saúde É Pública

Entre os dias 10 e 22 de julho, a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) recebeu 104 cientistas de 32 países por ocasião da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Epidemias. O encontro multidisciplinar ganhou uma cobertura especial da reportagem do Saúde É Pública. O resultado você confere no episódio especial, com entrevistas com os participantes, organizadores do evento e gestores públicos.

O programa Escola São Paulo de Ciência Avançada são diálogos interdisciplinares promovidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A edição sobre epidemias ganhou também o apoio do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

A FSP-USP foi escolhida para sediar esse importante debate, que trouxe personalidades científicas e gestores, incluindo Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ele comenta no episódio a importância de promover o diálogo entre um público qualificado, enfatizando algumas diretrizes que as autoridades sanitárias globais deverão se atentar no gerenciamento de epidemias.

Vale registrar as experiências internacionais trazidas por Arthur Reingold, renomado Professor de Epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade da Califórnia, Berkeley; e Márcia Castro, professora do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, Estados Unidos. A lista é imensa… entre os palestrantes, vale citar Ester Sabino, do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP, além da professora Deisy Ventura, aqui da Faculdade de Saúde Pública.

Além das palestras, os participantes visitaram laboratórios ligados a temas como vigilância, modelagem matemática e políticas públicas. A equipe do Saúde É Pública acompanhou duas dessas visitas e conta como foi. Os integrantes dessa Escola São Paulo também participaram de simulações em Salas de Situação para o enfrentamento de epidemias.

Ouça a entrevista na íntegra na sua plataforma de áudio favorita para acompanhar todos os detalhes da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Epidemias

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

Saúde É Pública
Episódio Especial: Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Epidemias