A  |  A+ |  A-
Livro com pesquisadores da FSP-USP avalia o estado nutricional e o crescimento físico de crianças e adolescentes

No dia 20 de julho foi lançado o volume “Human Growth and Nutrition in Latin America and Caribbean Countries”. Entre os autores da publicação estão o professor do Departamento de Nutrição da FSP-USP, Wolney Lisboa Conde e os pesquisadores do Laboratório de Avaliação do Estado Nutricional de Populações (Lanpop/FSP-USP), Isabela Venancio Silva, Larissa Lopes, Stefanie Gonçalves e Jéssica Cumpian.

Composto por 20 capítulos, escritos pelos especialistas em auxologia de cada país, o livro analisa os fatores biológicos, ecológicos e socioculturais que influenciam o estado nutricional, o crescimento físico e a maturação de crianças e adolescentes.

O capítulo sobre o Brasil, “Growth and Nutrition Indicators in Brazil: Some perspectives and changes from 1975 to 2019”, analisa tendências dos indicadores do estado nutricional da população brasileira em geral e de grupos vulneráveis, como populações quilombolas da Amazônia.

O trabalho foi elaborado por equipes do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde Pública do Departamento de Nutrição da Universidade de São Paulo e do LEBIOS (Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente), da Universidade Federal do Pará.

A obra foi organizada pelo Prof. Dr. Sudip Datta Banik, do Centro para Pesquisas e Estudos Avançados do Instituto Politécnico do México (Cinvestav-IPN).

Saiba mais sobre o livro por meio do link.