A  |  A+ |  A-
XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública aborda esporotricose humana e animal no dia 30 de agosto

O Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, organiza o próximo webinar do XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, no dia 30 de agosto, a partir das 9h30. O encontro trará como tema principal a esporotricose humana e animal.

Segundo o Ministério da Saúde, esporotricose é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais.

Na primeira palestra, a Dra. Nanci Burattini, analista em saúde e médica veterinária do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores e outras Zoonoses/NDTVZ/DVE/COVISA, apresenta o tema “Esporotricose humana – Situação Epidemiológica da Transmissão Zoonótica no Município de São Paulo”.

Ela aborda as características ambientais qu devem ser analisadas em casos suspeitos de esporotricose, como caracterização das áreas de risco, sociais e econômicas do território. O objetivo é entender que as ações e medidas de controle podem evitar a expansão zoonótica, casos graves e óbitos em humanos.

Em seguida, a Dra. Vivyanne Santiago Magalhães, consultora técnica do Ministério da Saúde, traz a palestra “Esporotricose animal e a vigilância no Brasil”. Ela oferece um breve histórico da doença, características gerais e recomendações sobre a vigilância da esporotricose animal no Brasil.

Este tipo de micose subcutânea, mais prevalente e amplamente distribuída no mundo, se tornou uma doença de relevância para a saúde pública entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, sobretudo a partir da adaptação do agente etiológico aos gatos domésticos.

Foto na home: Imagem de Iqbal Nuril Anwar por Pixabay

 

XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 30 de agosto de 2023
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no Youtube