A  |  A+ |  A-
Depressão materna e o desenvolvimento infantil é tema de novo episódio sobre o Projeto MINA Brasil
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O episódio 53 do podcast “Saúde é Pública” dá continuidade à minissérie sobre o Projeto MINA Brasil, estudo de coorte que investiga o desenvolvimento infantil e a saúde de mães e crianças na Amazônia Ocidental. As convidadas analisam a depressão materna e suas consequências na saúde da mãe e da criança.

As professoras Marly Augusto Cardoso e Alicia Matijasevich e também a doutoranda Isabel Giacomini comentam que a situação socioeconômica é um dos principais fatores de risco para o problema.

Segundo estudos publicados no âmbito do projeto, aproximadamente 20% das mães da coorte apresentaram sintomas depressivos durante o primeiro ano de vida de seus filhos.

Além de eventos estressantes de vida, ausência de apoio do parceiro ou familiares, dificuldades conjugais e baixo suporte social também são apontados como causas do problema.

Esse tipo de depressão pode se manifestar durante o primeiro ano após o parto e, em alguns casos, pode perdurar por vários anos. Além disso, traz consequências para a criança, entre elas, transtornos psíquicos diversos.

Ouça a entrevista na íntegra em sua plataforma de áudio favorita.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 53: Projeto MINA: depressão materna e infantil
Com Marly Augusto Cardoso, Alicia Matijasevich e Isabel Giacomini.