A professora Maria Anice Mureb Sallum, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, apresentou, durante a 10ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Programa de Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública da FSP-USP, voltado à formação de profissionais da área de vigilância, controle e epidemiologia das doenças intermediadas por vetores.
A 10ª reunião do CONASS aconteceu no último dia 25 de outubro, quando a docente destacou aos gestores estaduais a oferta de 15 vagas no programa de Mestrado e sua importância na composição de quadros profissionais em equipamentos públicos, como secretarias de Saúde, por exemplo. O programa tem como objetivo capacitar profissionais para a tomada de decisões baseadas em evidências, com base na epidemiologia, estatística, entomologia e gestão. Os orientadores do programa são especialistas que atuam no campo da entomologia de campo, vigilância, controle e epidemiologia das doenças intermediadas por vetores.
Durante a reunião, foi destacada a importância de um sistema de vigilância de arboviroses – doenças causadas por vetores -, quando também foi apresentada a Plataforma Geoconass, que servirá para georreferenciar casos de arboviroses, segundo o assessor técnico do Conass, Fernando Avendanho. O assessor explicou que a plataforma foi criada no âmbito da Carta Acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
Em relação ao enfrentamento das arboviroses para 2024, Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS), destacou as ações de combate às doenças transmitidas por vetores e os investimentos em laboratórios, além do uso de tecnologias alternativas de vigilância e controle das arboviroses.
Tudo isso ressalta ainda mais a importância da formação de pessoal capacitado para atuar em órgãos públicos e do Sistema Único de Saúde no combate às arboviroses, como tem sido tradicionalmente realizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública da FSP-USP.
Com informações do site do Conass.