XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública debate a situação das arboviroses em São Paulo

O Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, organiza o próximo webinar do XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública no dia 29 de novembro, a partir das 9h30.

O encontro trará como tema principal o panorama e a vigilância epidemiológica das arboviroses na cidade e no estado de São Paulo. As arboviroses são hoje um desafio para a vigilância, por apresentarem múltiplos fatores que favorecem sua persistência nos centros urbanos.

A palestra de abertura – “Panorama da vigilância de arboviroses na cidade de São Paulo” – será feita por Renato Sinnhofer Sugimoto, analista em saúde e biólogo, coordenador do Programa Municipal de Vigilância das Arboviroses da Prefeitura do Município de São Paulo, SP. O convidado vai apresentar como está estruturada a vigilância de arboviroses no município de São Paulo, discutindo os principais desafios e avanços, e defendendo  ações para monitorar e controlar a propagação dessas doenças, tais como: ações preventivas; detecção de casos e participação social.

A segunda palestra – “Vigilância epidemiológica das Arboviroses no Estado de São Paulo” – trará a médica sanitarista do Serviço de Epidemiologia do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Ana Freitas Ribeiro. A professora descreverá a situação epidemiológica das arboviroses urbanas: dengue, chikungunya e zika, as diferenças da situação no Brasil e no estado de São Paulo, e os principais desafios da vigilância epidemiológica para o enfrentamento dessas doenças.

A mediação do evento será feita por Paulo Roberto Urbinatti, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, e Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 29 de novembro de 2023