Programa de Pós-graduação em Saúde Global celebra seus 10 anos com lançamento de livro

O PPG Saúde Global e Sustentabilidade realiza o lançamento do livro As Múltiplas dimensões da crise de Covid-19: perspectivas críticas da Saúde Global e Sustentabilidade, em evento no dia como 07 de dezembro (quinta-feira), às 16h, na sala Paulo Fortes, da Faculdade de Saúde Pública da USP, com a presença e participação de autores e autoras.

Organizado pelas docentes Gabriela Di Giulio, Helena Ribeiro e Deisy Ventura, o livro apresenta um conjunto diverso de estudos que situam e tensionam os múltiplos entrelaçamentos da pandemia de COVID-19 e integra as comemorações dos 10 anos do Programa de Pós-graduação.

Sinopse

Em 2013 nascia o Programa de Pós-graduação em Saúde Global e Sustentabilidade (PPG-SGS), criado exclusivamente na modalidade de doutorado acadêmico e sediado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). Nesses 10 anos de existência, o Programa vem construindo sua identidade na cena da saúde global e sua interface com a sustentabilidade, em constante diálogo e interação com outras redes de pesquisa e ação, em particular no contexto do Sul Global e mas mantendo laços com relevantes atores do Norte.

O resultado desse esforço é um aprofundamento analítico importante nas questões de saúde e ambiente, evocando análises sobre conflitos de interesses, relações de poder, vulnerabilidades, negligências e iniquidades que estão em jogo, sobretudo em situações de emergências e crises. Neste contexto, a pandemia de COVID-19, 6ª Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, não só tem sido objeto de um conjunto importante de estudos produzido no âmbito do PPG-SGS, como tem mobilizado diversas análises sobre dimensões e aspectos fundamentais que permeiam o debate atual sobre saúde global, sustentabilidade, interações entre ciência e política, infodemia e fluxos de informação e desinformação.

Os capítulos que compõem este livro perpassam desde as políticas globais de produção e acesso à vacinação, questões relacionadas à paradiplomacia e segurança, atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o acordo internacional sobre pandemias, aos impactos e reverberações desta emergência sanitária, em particular no contexto brasileiro. A diversidade de temas explorados nos capítulos revela a multiplicidade de lentes analíticas mobilizadas nos estudos desenvolvidos no âmbito do PPG-SGS.