A  |  A+ |  A-
Revista Saúde e Sociedade publica dossiê sobre crise da COVID-19 e as interfaces entre Saúde Global e Sustentabilidade

A revista Saúde e Sociedade, em sua terceira edição de 2023, publicou o dossiê especial “A crise da covid-19 e as interfaces entre Saúde Global e Sustentabilidade” , que integra os 10 anos do Programa de Pós-graduação em Saúde Global e Sustentabilidade. A coletânea traz artigos produzidos por pós-graduandos e egressos do Programa.

Organizado pelas docentes Gabriela Di Giulio, Deisy Ventura e Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, o documento analisa a eclosão da emergência sanitária e os seus múltiplos efeitos e dinâmicas, e o próprio campo da saúde global e seus tensionamentos.

Entre os assuntos de destaque , incluem artigos sobre o papel da agricultura urbana e periurbana na segurança alimentar global do pós-guerra à crise da COVID-19, desafios da segurança da Saúde Global em tempos de pandemia, acesso equitativo a vacinas, entre outros.

Ao final da publicação, encontram-se artigos originais sobre os mais variados temas, incluindo plataformas digitais de entrega de alimentação, redução de danos entre praticantes de musculação que consomem esteroides, conferências de saúde e a hanseníase, questões da saúde digital para o SUS, entre outros. Além de um ensaio sobre teologia-política e pandemia Sars-Cov-2/Covid-19, feito pelo pesquisador Luís Henrique da Costa Leão.

A edição está disponível na íntegra na base Scielo por meio do link: scielo.br – saúde e sociedade