A  |  A+ |  A-
Revista Saúde e Sociedade da FSP-USP publica suplemento com contribuições da região Centro-Oeste à Saúde Coletiva

No final de 2023, o periódico Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) publicou um suplemento voltado às pesquisas em Saúde Coletiva de instituições situadas na região Centro-Oeste do Brasil. A proposta tinha como objetivo amenizar as assimetrias regionais e geográficas no campo da Saúde Coletiva, em que regiões como Norte e Centro-Oeste contavam com 6 programas de pós-graduação em funcionamento, enquanto a região Sudeste conta com 44 programas.

Essa iniciativa ganhou forma através da parceria com a Universidade de Brasília (UnB), por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado profissionalizante, acadêmico e doutorado), e a unidade da Fundação Oswaldo Cruz localizada em Brasília, por meio de seu programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (mestrado profissionalizante).

Os trabalhos que compõem este suplemento abordam de modo interdisciplinar problemáticas relativas à saúde e políticas públicas na região e para além dela, como COVID-19, fake news, mobilidade urbana, comunicação na saúde, grupos vulneráveis, pobreza, habitação, meio ambiente, saúde planetária, entre outros.

Desta maneira, esta publicação situa a importância da produção científica no Centro-Oeste para pensar a Saúde Coletiva e seus desdobramentos.

Para mais informações, acesse o site da SciELO.

 

Indicadores da Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Brasil em 2022 [Imagem: Reprodução / Arquivo Pessoal]