A  |  A+ |  A-
Disciplina Antropologia da Saúde realiza aula aberta com a pesquisadora da Fiocruz Dulce Ferraz no dia 25 de abril

A disciplina Antropologia da Saúde (HCV0120), ministrada pelo professor do Departamento de Saúde e Sociedade José Miguel Nieto Olivar, organiza aula aberta com a psicóloga e doutora em Saúde Coletiva Dulce Ferraz, no dia 25 de abril, às 16h, na sala Borges Vieira (1° andar da faculdade). A aula será focada em apresentar sua trajetória de pesquisa e trabalho com foco nos processos de autoetnografia na pesquisa em saúde, principalmente em relação à uma de suas mais recentes produções, o livro 180 GRAUS: Minhas Reviravoltas com o Câncer de Mama.

Dulce Ferraz tem experiência em pesquisas na área de Saúde Coletiva e em gestão de políticas públicas de saúde, com interesse pelo estudo das intersecções entre saúde, gênero, sexualidade e direitos humanos. Seus temas de pesquisa incluem prevenção do HIV e outras IST, com foco nas particularidades de mulheres cis e transgênero, câncer de mama e atenção humanizada ao parto e nascimento.

Em formato de História em Quadrinhos, o livro discutido na aula acompanha as reviravoltas ocorridas na vida de Carol quando recebe o diagnóstico de câncer de mama com apenas 36 anos de idade. A história é livremente inspirada na biografia da própria autora e trata de questões tão importantes, e frequentemente negligenciadas nos padrões correntes de tratamento, como o acesso à informação científica através de linguagem simples; a valorização da experiência e da escuta da paciente pelos médicos e outros profissionais de saúde; o investimento numa rede coletiva de apoio para o exercício de uma verdadeira ética do cuidado.

A obra se insere no campo da chamada Medicina Gráfica, que se vale do gênero da Graphic Novel para abordar temas de saúde com ênfase nas narrativas subjetivas e na humanização dos sistemas de atendimento. Também relacionado às Humanidades em Saúde, à Medicina Narrativa e à Autoetnografia, a abordagem da Medicina Gráfica abre espaços de expressão e de recepção até então desconhecidos pela literatura médica especializada.

A publicação é ilustrada por Camilla Siren e conta também com a colaboração das pesquisadoras Fabiene Gama e Soraya Fleischer.

 

Aula aberta da disciplina Antropologia da Saúde, com Dulce Ferraz
Data: 25 de abril de 2024
Horário: 16h
Local: Sala Borges Vieira (1° andar da FSP-USP)