Com o objetivo de oferecer novas contribuições para a temática da ética em pesquisa, a revista Saúde e Sociedade, periódico da Faculdade de Saúde Pública e da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), publicou o dossiê Ética e campos sensíveis de pesquisa: afetos, subjetividades e emoções em cena, em sua quarta edição de 2023.
Neste dossiê, somado a um conjunto de outras publicações nas ciências sociais, as organizadoras chamam atenção para os “campos sensíveis” nas atividades de pesquisa, especialmente a etnográfica. Essa, por sua vez, trata-se de uma ideia presente em trabalhos clássicos da antropologia, os quais dizem respeito ao lugar dos afetos, das emoções, das subjetividades, do extraordinário na pesquisa.
A ideia do dossiê partiu das inquietações das organizadoras, as Profas. Dras. Jaqueline Ferreira (IESC/UFRJ) e Ivia Maksud (IFF/Fiocruz), diante de suas experiências como pesquisadoras em ciências sociais e saúde coletiva, professoras e orientadoras de pesquisas etnográficas, e de suas atuações como integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em suas respectivas instituições.
Entre outras questões, o dossiê problematiza “relações de hierarquia e poder no trabalho de campo, a emoção e os sentimentos que aparecem nas relações construídas ao longo da pesquisa, a entrevista como instrumento de reflexão e terapêutica, as diversas possibilidades de análise”, entre outras questões, como traz o press release publicado no blog Scielo em Perspectiva, por Kris Herik de Oliveira, doutor em Ciências Sociais e Bolsista Fapesp de Jornalismo Científico do Labjor/Unicamp.
Na coletânea, o artigo “Comendo nas encruzilhadas: contribuições interseccionais para a Nutrição Clínica Ampliada e Implicada” traz as contribuições póstumas da primeira autora, Fran Demétrio, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em trabalho assinado com a professora Fernanda Scagliusi, do Departamento de Nutrição da FSP-USP.