Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP participa da 22° Semana Nacional de Museus entre os dias 13 e 17 de maio
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Em comemoração à 22° Semana Nacional de Museus, a Coleção Entomológica de Referência (CER) da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) organiza quatro palestras sobre a importância da entomologia, entre os dias 13 e 15 de maio, a partir das 14h, no anfiteatro Paula Souza e com transmissão online pelo canal da FSP-USP no YouTube.

Durante a programação, estão previstas visitas guiadas na Coleção Entomológica Oswaldo Paulo Forattini, localizada no 2° andar do prédio principal da FSP-USP, além da exposição de exemplares de mosquitos de importância em saúde pública em áreas urbanas, na entrada do prédio principal da FSP-USP. A programação acontece de 13 e 17 de maio, das 10h às 16h.

A Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério de Turismo do Brasil, traz como tema esse ano “Museus, Educação e Pesquisa”, com o objetivo de discutir os papéis que esses aparelhos culturais desempenham ao promover ambientes para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores. As entidades integrantes da Mostra realizam exposições, visitas e palestras visando estimular a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa.

As palestras da CER-FSP-USP durante a Semana discutirão a contribuição da entomologia de importância em saúde pública na geração de novos conhecimentos; os desafios da dengue para a saúde pública; as novas tecnologias de controle dos mosquitos Aedes e a atividade locomotora de Aedes aegypti e Aedes albopictus em condições de trabalho. Elas contarão com a presença das professoras Maria Anice Sallum e Tatiana Lima Camara, além dos pesquisadores Mariana de Carvalho Dolci, Paulo Roberto Urbinatti e Poliana da Silva Lemos.

A Coleção Entomológica de Referência (CER) foi criada em 16 de julho de 1937. Patrimônio nacional e internacional, abrange tipos primários e secundários de espécies de insetos que apresentam interesse para a saúde pública. Em seus mais de 80 anos de atividades, a CER possibilitou a formação de diversos cientistas aptos a atuar em programas de vigilância e controle de endemias associadas aos insetos vetores em toda a América Latina.

Para saber mais sobre a Coleção Entomológica de Referência, acesse.

Mais informações sobre Semana Nacional de Museus estão disponíveis aqui.

Semana de Visitação à Coleção Entomológica Oswaldo Paulo Forattini da FSP-USP
Data:
13 a 17 de maio
Horário:
Local: 2º andar do prédio principal da FSP-USP

Exposição “Mosquitos de importância em Saúde Pública em áreas urbanas”
Data:
13 a 17 de maio
Horário:
Local: entrada do prédio principal da FSP-USP

Palestras no Anfiteatro Paula Souza
Local: Anfiteatro Paula Souza