INCT Combate à Fome realiza seminário sobre políticas públicas no dia 17 de maio

O INCT Combate à Fome, centro avançado de pesquisa sediado na FSP-USP, promoverá uma série de seminários com experts nacionais e internacionais sobre temáticas ligadas aos cinco eixos do INCT, a partir de maio de 2024. O objetivo desses seminários é proporcionar um espaço de formação e debate sobre esses eixos temáticos, sendo eles: Saúde e Nutrição; Políticas Públicas, Cadeia de Valor; Inteligência Artificial e Comunicação.

O primeiro Seminário abordará o eixo Políticas Públicas e ocorrerá no dia 17 de maio, entre 10h30 e 11h30, na sala Lucas Assumpção, localizada no 1° andar do prédio principal da faculdade. O evento também contará com transmissão online no canal do INCT Combate à Fome no YouTube.

A conversa será ministrada por Jorge Louçã, professor doutor do Instituto Universitário de Lisboa e coordenador do The Observatorium. Fundado em 2008, The Observatorium tem o objetivo de recolher e analisar dados de comunicação textual da Internet. Esse corpo de dados, composto por artigos de mais de cem jornais globais, é sistemático e tem sido utilizado em pesquisas, especialmente em ciência política, para monitorar a opinião pública e entender a evolução das ideias na sociedade. O Observatorium desenvolveu ferramentas de software com base em Processamento de Linguagem Natural e Teoria das Redes.

Nesta palestra, o professor doutor Jorge apresentará brevemente o Observatorium, discutirá o funcionamento, alcance e limitações dos novos modelos LLM – Large Language Models, além de explorar as possíveis soluções para os novos desafios no estudo da opinião pública.

Para mais informações, acesse o site do INCT Combate à Fome.

SEMINÁRIOS INCT COMBATE À FOME: EIXO POLÍTICAS PÚBLICAS
Conferência Processamento de linguagem natural e os novos desafios no estudo da opinião pública, com o professor doutor Jorge Manuel Anacleto Louçã
Data: 17 de maio
Horário: 10h30 às 11h30
Local: Sala Lucas Assumpção – 1º andar – Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (FSP-USP ). Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César – São Paulo/SP.
Transmissão: canal do INCT Combate à Fome no YouTube