FSP-USP abre inscrições para o curso online PEDUCA 2024 até o dia 31 de maio

A Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) realiza o curso online “Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde – 1ª Edição/2024“, entre os dias 17 de junho a 30 de setembro de 2024, com duração de 110h e certificação validada para evolução funcional. O tema do programa será a alimentação desenvolvida exclusivamente para o público de educadores das escolas estaduais do Estado de São Paulo.

O objetivo do curso é oferecer formação aos educadores de qualquer área de conhecimento sobre alimentação saudável, auxiliando na construção de propostas pedagógicas sobre este tema na escola, estimulando a geração de comportamentos alimentares saudáveis e diminuição dos fatores de risco para obesidade e suas complicações entre todos os atores que compõem o ambiente escolar.

Para a 1ª Edição/2024, serão ofertadas 11.000 vagas. O público-alvo será exclusivamente os funcionários vinculados à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e/ou do Município de São Paulo. Inscritos que não tiverem vínculo oficial com a Secretaria da Educação do Estado de SP e/ou do Município de São Paulo não terão acesso ao PEDUCA.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 16 e 31 de maio, através do site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Também confira o passo a passo para realizar as inscrições, feito pela equipe do Programa Educação Alimentar (PEDUCA).

A disciplina é coordenada pela professora da FSP-USP Nágila Raquel Teixeira Damasceno e pela professora do Centro Universitário São Camilo (CUSC/SP) Ana Paula de Queiroz Mello. Elas abraçaram o desafio de integrar as evidências científicas mais atuais sobre Alimentação e Nutrição, incorporando recursos tecnológicos e pedagógicos de Educação à Distância (EaD) multinível que permitem ao aluno aprender novos conhecimentos por meio da autopercepção de seu histórico alimentar e seus conhecimentos prévios.

Esta iniciativa é resultado da cooperação entre a FSP-USP com o Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), o Centro Universitário São Camilo (CUSC/SP) e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Também conta com financiamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O PEDUCA foi ofertado pela primeira vez em 2020, sendo um sucesso de público, contando com 5.350 inscritos, distribuídos em 80 Diretorias de Ensino, estando presente em mais de 2.000 escolas do Estado de São Paulo. Veja mais informações sobre essa iniciativa no link.

Confira o regulamento completo do PEDUCA para mais informações sobre o projeto.

Para eventuais dúvidas, acesse o FAQ PEDUCA 2024 ou entre em contato pelo e-mail peduca@fsp.usp.br

Curso “Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde – 1ª Edição/2024”
Data: 17 de junho a 30 de setembro de 2024
Modalidade: online