A  |  A+ |  A-
Programa Ecos na FSP-USP oferece atendimento à comunidade do Quadrilátero Saúde-Direito

O Programa Ecos – Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental, uma iniciativa da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP, acaba de estruturar um ponto focal na Faculdade de Saúde Pública da USP. O programa possui um espaço de atendimento no campus Butantã e agora ampliou o serviço ao Quadrilátero Saúde-Direito (QSD), com a presença de um psicólogo para realizar acolhimento, escuta e orientação às demandas de saúde mental de toda a comunidade acadêmica.

O serviço realiza escutas pontuais presenciais, sem necessidade de agendamento para reflexão e possíveis encaminhamentos às redes de cuidado internas ou externas à USP. Caso o profissional não esteja na sala no momento ou caso a pessoa prefira, é possível conversar ou agendar a conversa via WhatsApp, pelo do número (11) 3061-7972.

O diretor da Coordenadoria de Saúde Mental e Bem-Estar Social da PRIP, Prof. Ricardo Rodrigues Teixeira, comenta na página do Ecos que o programa “é uma das ações mais importantes da política de saúde mental da PRIP” e que a partir da escuta e acolhimento, fornece uma “porta aberta para qualquer pessoa da comunidade uspiana que apresente alguma forma de sofrimento e mal-estar psíquico”, afirma.

Vale destacar que o programa não atende a emergências. Para situações de crise aguda em saúde mental, deve-se buscar um Pronto Socorro Psiquiátrico. O serviço de referência para o campus QSD é o Pronto Socorro Lapa, localizado na avenida Queiro Filho, número 313,  telefone 11-4878-1701.

Além de acolhimento, escuta e orientação, o programa se fundamenta em outras diretrizes, como a articulação da rede de cuidados mentais. Segundo informações na página do programa, os profissionais articulam continuamente uma rede de cuidados em saúde mental baseada nos territórios dos campi USP, mobilizando ações e serviços universitários, do SUS, de outras políticas públicas e da sociedade, visando garantir acesso aos equipamentos, além de fornecer um Mapa da Saúde Mental da USP.

Outra vertente é o apoio institucional oferecido pela equipe do Ecos para grupos, Unidades e campi da USP, no sentido de criar ou apoiar ações e serviços relacionados à saúde mental, ou mesmo para a qualificação de iniciativas já existentes. As demandas coletivas são acolhidas de forma a potencializar ações locais e a participação da comunidade acadêmica na promoção da saúde mental em cada território.

 

Programa Ecos Quadrilátero Saúde-Direito (QSD-USP)
Local: Sala 119 do prédio principal da Faculdade de Saúde Pública
Horário: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Telefone/ Whatsapp: (11) 3061-7972
E-mail: ecos.prip.qsd@usp.br