A  |  A+ |  A-
Profa. Gabriela Di Giulio fala sobre modelos colaborativos para a integração Ciência-Sociedade durante 5° CNCTI

A professora Gabriela Di Giulio, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que acontece em Brasília entre os dias 30 de julho a 01 de agosto. O evento tem como objetivo trazer diretrizes para o desenho da política científica brasileira a ser aplicada nos próximos 10 anos.

Durante a sessão sobre modelos colaborativos para a integração Ciência-Sociedade, a docente apresentou os desafios e as potencialidades da coprodução de conhecimento e da prática de uma ciência engajada, que está orientada para questões sociais e busca fomentar novas formas de pensar e de agir que possam contribuir para mudanças transformadora e para as transições em direção à sustentabilidade.

Refletindo sobre suas práticas e pesquisas focadas em adaptação às mudanças do clima e transição para sustentabilidade, a professora situou os desafios relacionados às temporalidades, engajamento, avaliação, recursos, indicadores de impacto e valorização dos esforços de coprodução e pesquisa aplicada. Destacou também a importância do exercício permanente de reflexividade sobre o processo de coprodução.

A 5ª CNCTI é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação no país e seu rumo nos próximos anos.

 

Professora Gabriela Di Giulio apresenta suas experiências sobre integração Ciência-Sociedade durante 5° CNCTI [Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal]