Professora Patrícia Jaime irá representar a FSP-USP no Conselho Deliberativo da Abrasco. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A Diretoria e o Conselho Deliberativo (CD) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), eleitos para a Gestão 2024-2027, tomam posse nesta sexta-feira, 9 de agosto de 2024. Os novos membros foram eleitos por votação virtual entre os dias 19 e 31 de julho. A chapa única “Avançar e Transformar” foi eleita com maioria absoluta dos votos.
Entre as instituições que integram o Conselho Diretor da Abrasco, a FSP-USP foi a segunda com maior número de votos, o que ilustra a presença da Faculdade entre os votantes da Associação. Com isto, a Professora Patrícia Jaime, vice-diretora da FSP-USP, foi indicada a ocupar a cadeira de representante da FSP-USP no Conselho Deliberativo da Abrasco.
O evento será divido em dois momentos, assembleia de posse, a partir das 9h, e ato político e acontecerá em formato híbrido, com as atividades presenciais realizadas no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Saiba mais sobre o evento aqui.
A Professora Patrícia pontua a contribuição da FSP-USP junto à Abrasco, por meio de seus docentes que integram as Comissões de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, de Epidemiologia e de Política, Planejamento e Gestão, além de Grupos de Trabalho (GT) permanentes, como o GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, GT Promoção da Saúde e o GT Informação em Saúde e População. Ressalta que essa integração se dá também por meios dos Programas de Pós-Graduação e de seus cursos de Graduação, de forma que as inúmeras atividades científico-acadêmicas resultam em grandes contribuições, incluindo debates e diretrizes sobre o papel da saúde pública e coletiva junto à sociedade, bem como temas específicos como a própria curricularização dos cursos da área.
“Tendo em vista a missão da Abrasco em apoiar indivíduos e instituições de ensino e pesquisa da Saúde Coletiva no Brasil, a FSP-USP fica honrada em compor o seu Conselho Deliberativo”, comemora a professora Patrícia.
Abrasco e o diálogo com a sociedade
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar indivíduos e instituições de ensino de graduação e pós- graduação da área do conhecimento em Saúde Coletiva e fortalecer a comunidade técnico- científica, ampliando seu diálogo com o os serviços e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), instituições governamentais, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil.
Essa respeitada Associação é constituída por associados institucionais e individuais, na qual os associados institucionais representam instituições de ensino, pesquisa ou serviços que desenvolvem ações de formação em Saúde Coletiva; e o grupo de associados individuais é composto por profissionais ou estudantes que atuam na área.