Na reunião da Congregação da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), realizada no dia 26 de setembro de 2024, a professora do Departamento de Nutrição Marlene Trigo foi homenageada em reconhecimento aos seus anos de dedicação à faculdade. Docente sênior desde 2011, Marlene foi a professora responsável pelo setor de Assuntos Comunitários da FSP-USP, mediando situações de conflitos e orientando os casos que necessitassem de atendimento comunitário, como por exemplo, alunos com necessidades educacionais especiais relacionadas a questões psicossociais, psicopedagógicas e culturais, bem como dificuldades no processo de aprendizagem decorrentes de deficiências físicas, visuais ou auditivas.
A Assistência para Assuntos Comunitários da Faculdade de Saúde Pública (ACFSP) foi criada em 2011, pela então diretora da faculdade na época, professora Helena Ribeiro, com o objetivo de prestar atendimento comunitário a docentes, alunos e funcionários, contemplando o ser humano em suas múltiplas dimensões. A ACFSP também é responsável por desenvolver políticas na área de atendimento, inclusão e extensão comunitária.
“Agradeço inicialmente a professora Helena Ribeiro, minha sincera gratidão a todos momentos que compartilhamos, eu aprendi muito com cada um de vocês”, agradeceu a professora Marlene Trigo aos presentes na Congregação. “Agradeço pela oportunidade de ter contribuído como professora sênior por dez anos na Faculdade de Saúde Pública”, complementa.
Tendo realizado graduação, mestrado e doutorado pela instituição, a professora tem experiência na área de nutrição, com ênfase em Técnicas e Métodos Diagnósticos na Avaliação Nutricional e Alimentar de População, atuando principalmente em avaliação nutricional, educação nutricional, consumo alimentar, inquérito dietético e escolares.

Placa de homenagem à professora Marlene Trigo. Imagem: Reprodução/acervo pessoal.

Professora Marlene Trigo, em homenagem recebida no dia 26 de setembro. Imagem: Reprodução/acervo pessoal

Diretor José Leopoldo, professora Marlene Trigo e a vice-diretora Patrícia Jaime. Imagem: Reprodução/acervo pessoal.