Em sua quinta edição, o projeto “Cosmopolíticas do cuidado no fim do mundo” recebe Betânia Santos (Associação Mulheres Guerreiras) na Faculdade de Saúde Pública da USP, no dia 3 de outubro, a partir das 10h, para uma aula híbrida com os pesquisadores Laura Murray (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Amanda Calabria (Universidade Federal Fluminense) e Cecília Varela (Universidad de Buenos Aires), além do Professor José Miguel Nieto Olivar, do Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP. A aula poderá ser assistida na sala Diógenes Augusto Certain, no térreo do prédio principal da Faculdade, ou na transmissão ao vivo no YouTube, pelo canal do projeto CPaS.
À tarde, a programação do evento seguirá com a mesma temática do trabalho sexual, luta e cuidado, na roda de conversa com as integrantes do coletivo Mulheres da Luz com Betânia Santos, às 14h, e com o grupo de trabalho sobre cuidado e saúde em pesquisas com trabalhadoras sexuais. O encerramento fica por conta da oficina “Laboratório de prazer”, com a educadora sexual Andrea Oliveira, às 18h30.
O evento faz parte das atividades de “O chão é movimento da rede: prostituição, política e invenção de novos mundos desde o Brasil – visto do norte”, uma das seis frentes do Cosmopolíticas do Cuidado. O projeto, que teve início em 2022, é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por intermédio da bolsa Auxílio à Pesquisa ao Jovem Pesquisador.
Ao longo de 2024, já foram realizadas quatro edições dos Quintais, organizadas pelas outras vertentes do projeto, chamadas de “parcelas”. A última edição dos Quintais será a da parcela número seis, chamada “’Não defender o indefensável”: saberes, experiências e ‘corposterritórios’ para outras saúdes para outros públicos”.
5º Quintal Cosmopolítico: Trabalho sexual, luta e cuidado
Data: dia 03 de outubro de 2024
Horário: a partir das 10h
Local: sala Diógenes Augusto Certain, da Faculdade de Saúde Pública da USP
Transmissão ao vivo pelo canal do CPaS: https://www.youtube.com/watch?v=qZbInV8H5GQ