“Gestão e Regulação de Serviços de Saúde por Organizações Sociais (OSs) no SUS e os efeitos na produção do cuidado” é tema de webinar no dia 13 de novembro, das 10h às 12h. O evento é online, com transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube.
Sob a coordenação da Professora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, o debate contará com a participação de especialistas de diversas instituições da área da saúde coletiva.
Segundo os organizadores, o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta atualmente grandes desafios relacionados à gestão terceirizada de serviços de saúde. A prática é crescente, em especial na Atenção Básica de grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Os efeitos sobre os profissionais da área refletem no cuidado, além de produzirem processos de precarização e gerencialismo.
Os especialistas abordarão temas como a regulação dos serviços de saúde e seus contratos de gestão, os indicadores de monitoramento e as metas de produção, problematizando se tais diretrizes conseguem avançar na garantia dos princípios do SUS em serviços territorializados e contra-hegemônicos.
O crescente processo de terceirização via gestão por Organizações Sociais (OSs) drenam recursos públicos, segundo os organizadores, buscando otimizar o lucro dessas organizações, em detrimento do cuidado e da atenção integral. Os especialistas enfatizam a necessidade do controle social como parte do processo regulador e resistência do próprio SUS.