“Ajudar o SUS a fazer prevenção com mais qualidade”. Esse é o objetivo da Impulso Gov, uma organização sem fins lucrativos que usa dados a favor das políticas de saúde no Brasil. João Abreu, cofundador e diretor-executivo da entidade, conta no último episódio da quarta temporada do Saúde É Pública o que o levou a congregar uma equipe repleta de gente jovem e com muito brilho nos olhos a trabalhar para impulsionar o Sistema Único de Saúde, o SUS.
João acaba de voltar do Reino Unido, onde uma audiência ouviu com espanto os feitos e os números incríveis do sistema de saúde brasileiro. Ele foi à Inglaterra para aprender com o National Health Systema (NHS), que inspirou o nosso SUS. Mas acabou trazendo na bagagem muita admiração dos estrangeiros pelo SUS e a convicção de que é possível melhorar ainda mais o que já é incrível, ele conta.
Com apenas 31 anos de idade, o economista formado pela Universidade de São Paulo criou durante um curso na Universidade de Harvard o sonho de melhorar o acesso à saúde no Brasil. A empresa atua em parceria com municípios e presta serviços de forma totalmente gratuita, já que é financiada por empresas privadas, com contrapartida do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
João conta que a Impulso Gov já atendeu a mais de 150 municípios que oferecem os serviços do SUS e sua meta é produzir soluções simples e escaláveis para aprimorar o acesso à saúde de 170 milhões de usuários do serviço.
Conheça esta iniciativa de peso. Ouça a entrevista na íntegra em sua plataforma preferida.
O Saúde É Pública dará uma pausa até março de 2025, quando voltará com mais novidades e entrevistas.
Saúde É Pública
Episódio 77: O que é e quem faz a Impulso Gov
Com João Abreu