A  |  A+ |  A-
Os cursos de especialização e extensão da FSP-USP

A Faculdade de Saúde Pública da USP é uma instituição de ensino superior, responsável pela formação de estudantes de graduação e pós-graduação. Mas não só isso. A formação também engloba cursos de especialização lato sensu e de extensão universitária. 

O primeiro curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) para médicos foi realizado em 1928, com duração de um ano, sendo o mais antigo curso de saúde pública do Brasil, em nível de pós-graduação. Posteriormente, essa especialização passou a ser oferecida também para engenheiros, enfermeiros e muitos outros profissionais que tivessem interesse em adquirir conhecimentos de saúde pública para atuação como especialistas sanitaristas. Em 1948, surgiu o primeiro curso de pós-graduação em Higiene e Saúde Pública para engenheiros. Uma consequência dessa formação foi o Departamento de Saneamento da FSP-USP. 

A edição mais recente do CESP teve sua aula inaugural em 09 de abril de 2024. Sua primeira turma é de 1929. Desde então, o curso vem formando centenas de sanitaristas para o Brasil e a América Latina.

Durante a 2ª Guerra Mundial, a empresa americana Kellogg investiu no Brasil para evitar a influência dos italianos e alemães no país. Desse apoio financeiro, surgiu o primeiro curso nacional de Administração Hospitalar, consolidado em 1951.

Ao mesmo tempo, jovens mulheres realizavam um curso de “mãezinhas”, refletindo a mentalidade cultural e social da época. O objetivo era ensinar as “funções de dona de casa”, majoritariamente realizadas por mulheres. Outra formação oferecida pela FSP-USP às mulheres foi o curso de Emergência em Enfermagem, na ocasião da Revolução de 32 em São Paulo.

Medicina preventiva e reforma universitária

Na década de 50, uma nova perspectiva da medicina ganhou destaque nos debates da saúde: a medicina preventiva. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) recomendou em 1955 que a formação médica desse ênfase para também para a Medicina Preventiva. Nesse movimento, a FSP-USP  buscou pioneirismo em outros setores para continuar seu trabalho. Sendo assim, em 1957, criou o curso de Veterinária em Saúde; em 1958, a Especialização em Saúde Pública para Dentistas e, no ano seguinte, uma especialização voltada para Enfermagem. Com esse novo perfil, foi extinto o tradicional curso de Educadores Sanitários, com quase 40 anos de vida, em 1962. 

Em meio à necessidade de controle das doenças infecciosas, a FSP-USP garantiu seu protagonismo durante a Campanha Nacional de Controle de Tuberculose, em 1968, não apenas com pesquisa e extensão, como também oferecendo cursos de leitura de exame de identificação da doença e administração da vacina BCG, preventiva contra a tuberculose. 

No mesmo ano, ocorreu a Reforma Universitária que acabou com a maioria dos cursos voltados para engenharia na FSP-USP. Mesmo com o fim de muitas formações, essa parceria resultou no Departamento de Saúde Ambiental, que depois ajudou na formação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, hoje denominada Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Cursos de Verão e interesses contemporâneos

Atualmente, uma formação importante da Faculdade é o Programa de Verão. Desde 1992, entre janeiro e fevereiro, a FSP-USP oferece formações de curta duração para aprimorar profissionais da área de saúde e interessados de outras áreas. 

A iniciativa foi do Departamento de Epidemiologia, sendo chamado de “Programa de Epidemiologia”, e contava com parcerias com universidades nacionais e internacionais como a Johns Hopkins School of Hygiene and Public Health. A Fundação Kellogg também apoiou a promoção do desenvolvimento da área. A partir de 2000, a organização do programa passou para a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da FSP-USP.  Atualmente, o Programa de Verão da FSP-USP, em sua 32ª edição, ofereceu uma gama de mais de 30 cursos multidisciplinares em saúde, com interface nos diversos departamentos da Faculdade. 

Outros cursos de especialização mais recentemente e que possuem grande procura incluem o Curso de Especialização em Economia e Gestão da Saúde, voltado a profissionais interessados no tema ou que atuem na interface da saúde. Recentemente, foi criado também o Curso de Especialização em Direito Sanitário.

De forma espontânea, diversos cursos em nível de extensão e especialização são oferecidos pelos diversos núcleos e departamentos da FSP-USP. Alguns exemplos incluem os diversos cursos ligados ao Sustentarea e do Núcleo de Pesquisas e Extensão Epidemiológica (Nupens).

Foto da home: Acervo Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública da USP