Hoje é dia de promover a reflexão e a mobilização em torno da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Mundialmente, no dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, também neste dia, os trabalhadores e trabalhadoras são homenageados com o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Lei nº 11.121/2005.
O trabalho decente é um direito humano fundamental e essa data reforça a importância de promover a saúde e garantir ambientes laborais seguros e saudáveis. Nesse contexto, a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) desempenha um papel essencial no Sistema Único de Saúde (SUS). A Visat atua na proteção da saúde de todos os trabalhadores — independentemente de classe, gênero, raça, renda, nacionalidade ou vínculo formal de emprego — monitorando agravos relacionados ao trabalho e intervindo para proteger os trabalhadores e trabalhadoras. Também é responsável por realizar inspeções em ambientes e processos de trabalho, responder a emergências e desenvolver ações de vigilância, proteção e assistência em saúde para os trabalhadores.
Para o professor Rafael Buralli, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, a data é um momento importante para reforçar compromissos. “Acidentes de trabalho não acontecem por acaso. Eles são eventos previsíveis e evitáveis! Todos precisam fazer sua parte: o governo, os empregadores e trabalhadores”, afirma. E ressaltando a importância da Saúde e Segurança do Trabalhador, conclui: “É preciso fortalecer a Vigilância em Saúde, especialmente a Vigilância em Saúde do Trabalhador, e proteger a saúde de todas as trabalhadoras e trabalhadores. Ninguém deve sofrer ou ter sua saúde afetada pelo trabalho.”
