Estão abertos dois editais para intercâmbio internacional voltados à alunos da USP. Eles foram anunciados pela Aucani em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e buscam a inclusão na universidade. O primeiro programa é voltado para mulheres na pós-graduação e o segundo, direcionado aos estudantes que realizaram o ensino médio em escola pública.
O primeiro edital terá vaga para quatorze propostas de mobilidade acadêmica. Ele visa o desenvolvimento de pesquisa em instituições de ensino superior na África, América Latina ou na Ásia. Suas inscrições têm prazo até dia 14 de julho de 2025 e as mulheres escolhidas podem acessar uma bolsa de 20 mil reais. O programa iniciará entre outubro de 2025 e julho de 2026 e tem duração prevista de 3 meses.
Já o segundo edital, voltado para os alunos que estudaram em escolas públicas, tem 16 vagas e busca apoiar a produção de conhecimento e as ações de cultura e extensão, diversidade e inclusão na USP. Suas inscrições estarão abertas entre 4 e 11 de agosto de 2025. Os países de destino na pesquisa são Chile, México, Peru e Uruguai. A duração do programa é de 30 dias e seu início está programado para o primeiro semestre de 2026. A bolsa prevista é de 14 mil reais.
Para mais informações sobre internacionalização na USP, acesse o site: https://prip.usp.br/internacional/