A  |  A+ |  A-
Febre do Nilo Ocidental e febre do Oropouche serão temas do XVII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, no dia 25 de junho
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O XVII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública abordará duas arboviroses – a febre do Nilo Ocidental e a febre do Oropouche – no seu próximo encontro, no dia 25 de junho. O  evento é online, das 9h30 às 11h30, com transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube.

As arboviroses são doenças causadas por vírus que se hospedam em artrópodes, como mosquitos e carrapatos, e são mais comuns em regiões tropicais e subtropicais, especialmente em áreas urbanas e periurbanas. 

A primeira palestra “Aspectos históricos e vigilância da febre do Nilo Ocidental no Brasil”, será ministrada por Pedro Henrique de Oliveira Passos, consultor técnico da Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses (CGARB/DEDT/SVSA/MS), do Ministério da Saúde (MS). O palestrante abordará o histórico da vigilância da doença, iniciada no Brasil em 2003 com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), além dos mecanismos atuais de notificação e investigação de casos humanos, epizootias em aves e equídeos e vigilância entomológica.

Em seguida, Morgana de Freitas Caraciolo, consultora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, apresentará o tema “Epidemiologia e vigilância da febre do Oropouche no Brasil”. A especialista discutirá a recente expansão da transmissão da doença para além da região amazônica — registrada desde 2024 em diversas unidades federativas — e os desafios relacionados à compreensão da história natural, vetores, reservatórios e estratégias de controle e prevenção.

A mediação do evento será feita por Tamara Nunes de Lima-Camara, professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, além de Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

O evento é uma realização do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e do Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP. 

 

XVII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública – Junho de 2025
Data: 25 de junho de 2025
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no YouTube