A  |  A+ |  A-
FSP-USP inaugura sala de apoio à amamentação

Como parte das celebrações do Agosto Dourado -mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno-, a Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) inaugurou, no dia 4 de agosto de 2025, uma Sala de Apoio à Amamentação. O espaço, localizado no subsolo do prédio principal, foi pensado para oferecer conforto, privacidade e condições adequadas para todas as pessoas que necessitarem extrair leite durante sua permanência na faculdade.

Inauguração da sala reuniu direção, docentes, estudantes e trabalhadores em um momento de celebração e compromisso com a promoção da saúde

O ambiente foi escolhido em uma área tranquila da FSP-USP e conta com poltrona ergonômica, itens de higiene, pia e geladeira com congelador para armazenamento seguro do leite, além de garantir um local limpo e acolhedor. A chave da sala pode ser retirada na portaria principal, durante todo o horário de funcionamento da Faculdade.

A cerimônia de inauguração reuniu a direção da faculdade, docentes, trabalhadores, estudantes e integrantes da comunidade, que celebraram a conquista coletiva.

O diretor da FSP-USP, José Leopoldo Ferreira Antunes, expressou seu orgulho pela realização durante sua gestão, mas ressaltou que a conquista vai além da sua atuação individual: “Não é só uma coisa do diretor. A gente faz porque tem recursos, condições, demanda e o apoio das pessoas. Só foi possível porque vocês participaram, porque o Centro de Saúde participou, e pelo Agosto Dourado. Essa sala fazia parte da pauta de reivindicações dos alunos. Foi toda essa interação da comunidade que gerou esse resultado, que agora se torna um benefício para todos.”

Para a professora Laura Feuerwerker, presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP), a criação da sala foi resultado de um processo longo e coletivo. Ela lembrou que “foi um ano inteiro de discussão e foi um trabalho a muitas mãos. Todo mundo teve um papel fundamental, porque nada sai se não for assim. Pode levar um ano, mas o que importa é o resultado.”

Sala de Apoio à Amamentação da FSP-USP, equipada para oferecer conforto, privacidade e apoio a quem precisa

A professora Juliana Teixeira, coordenadora do Agosto Dourado 2025 na FSP-USP, falou sobre o desafio e a alegria de liderar o evento neste ano: “Tenho a alegria, como nova docente, de estar responsável por essa ação. Tem sido um desafio, mas também muito gratificante. Contamos com um grupo grande de estudantes, quase um coletivo, há muita gente envolvida para que essa sala funcionasse. Quero agradecer imensamente a todos”, disse.

A nutricionista Viviane Laudelino, do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, destacou que a conquista está vinculada a um movimento que já tem mais de uma década: “Não é algo da direção ou pessoal, mas um movimento que começou há 11 anos, com o Agosto Dourado, que foi crescendo, ganhando adesão e permitindo identificar necessidades que antes nem imaginávamos, como uma sala de apoio à amamentação. Estruturamos esse discurso, vimos exemplos em outros lugares do Brasil, porque falamos muito em aleitamento materno, mas às vezes esquecemos nossas próprias demandas internas. Estou muito feliz e emocionada em ver essa sala concretizada”, declarou.

Com a nova Sala de Apoio à Amamentação, a FSP-USP reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, a inclusão e o acolhimento, garantindo à comunidade um espaço adequado para essa prática essencial à saúde.

 

Confira a programação completa do Agosto Dourado e participe!