A  |  A+ |  A-
Webinar discute desafios da regulação em saúde, no dia 15 de agosto
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão, Regulação e Avaliação de Sistemas (GERA) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, coordenado pela professora Marília Louvison, irá promover no dia 15 de agosto o webinar “Desafios para a Política Nacional de Regulação em Saúde na garantia do acesso à atenção especializada do SUS”. O evento será remoto, com transmissão a partir das 10h30 pelo canal da FSP-USP no YouTube. Haverá possibilidade de participar do debate via plataforma Zoom mediante inscrições neste formulário ou pelo QRCode do cartaz abaixo (até o limite de 300 participantes).

Especialistas e gestores que atuam intensamente no campo da regulação em saúde no Ministério da Saúde, nos estados e nos municípios debaterão temas como a questão das filas e  os grandes desafios para a contratação e o controle dos prestadores privados de saúde.

A professora Marília(GERA FSP-USP), coordenadora da pesquisa FAPESP de políticas públicas da Avaliação da Implementação da Política Nacional de Regulação no SUS,  coordena o evento ao lado do professor Arthur Chioro (LASCOL da UNIFESP), coordenador da pesquisa FAPESP de Políticas Públicas da Cartografia da Atenção Especializada no SUS: Formulação, Formação e Gestão do Cuidado em Rede.

O debate é atual e de grande importância e buscará apontar elementos para uma nova política nacional de regulação do SUS, além de analisar criticamente os desafios regulatórios na relação com os prestadores privados, a garantia do controle público e a ampliação do acesso à Atenção Especializada no SUS. 

A Política Nacional de Regulação em Saúde do SUS de 2008 foi um importante marco para a construção das dimensões regulatórias no campo da saúde, relacionadas à regulação sobre o setor privado nos sistemas e serviços de saúde. O documento indicou as três dimensões estratégicas da regulação dos sistemas em saúde, como por exemplo, as mediadas pelas agências reguladoras da saúde (ANS e ANVISA). Incluiu também a dimensão da regulação sobre os serviços de saúde, realizada por intermédio dos gestores do SUS nas três esferas de governo, envolvendo a regulação da atenção e, particularmente, do acesso à atenção à saúde.  A garantia do acesso é a principal demanda da sociedade brasileira para o melhor funcionamento do SUS, particularmente relacionada à redução das filas de espera para a atenção especializada. 

 

WEBINAR GERA FSP-USP
Desafios para a Política Nacional de Regulação em Saúde na garantia do acesso à atenção especializada do SUS
Data: 15 de agosto de 2025
Horário: das 10h30 às 12h30
Transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube.|
Participação via plataforma Zoom mediante inscrições neste formulário ou pelo QRCode do cartaz abaixo (até o limite de 300 participantes).

Debatedores

Arthur Chioro: LASCOL UNIFESP e  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

Debora Verdi: Ministério da Saúde, Coordenação Geral da Regulação Assistencial

René Santos: Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Elaine Giannotti: Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde de SP (COSEMS SP)