O Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza, no dia 19 de setembro de 2025, a primeira sessão do “Cine Memória”, uma iniciativa que irá exibir produções audiovisuais e promover debates abertos para a comunidade.
O audiovisual escolhido é o documentário “Quando Falta o Ar” (Brasil, 2021), das diretoras Ana Petta e Helena Petta, que participarão do debate após a exibição do filme, no auditório Paula Souza, a partir das 17h.
Vencedor do Festival É Tudo Verdade 2023 e qualificado ao Oscar, a obra retrata a luta diária de trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) em defesa da vida, mostrando os desafios enfrentados nas diferentes regiões do Brasil, em um contexto marcado pela ausência de liderança federal durante a pandemia de COVID-19.
O documentário traz uma visão sensível e profunda sobre desigualdade, resistência e solidariedade. Revela a face humana da luta coletiva contra o vírus, por meio de entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários.
O encontro inaugura uma série de eventos no mesmo formato, que se integram ao calendário cultural da FSP-USP.
O Centro de Memória da FSP-USP, que promove o evento, agradece especialmente às produtoras Clementina Filmes e Paranoid, bem como às diretoras Ana Petta e Helena Petta, que apoiraram e tornaram o evento possível.
Conheça o Centro de Memória:
🌐 fsp.usp.br/centrodememoria
📱 @centrodememoriafsp
Estreia do Cine Memória – “Quando Falta o Ar” (Brasil, 2021. 1h25 min). Dir: Ana Petta e Helena Petta
Data: 19 de setembro
Horário: 17h
Local: auditório Paula Souza da FSP-USP
Evento gratuito e aberto ao público
Haverá debate com as diretoras Ana Petta e Helena Petta após a exibição do filme