A  |  A+ |  A-
Professora da FSP-USP é eleita Membro Titular na Academia de Ciências do Estado de São Paulo

A professora Deisy Ventura, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP e vice-diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, foi eleita Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo  (Aciesp), na área de Ciências Humanas e Sociais.

Deisy passará a integrar o quadro permanente da instituição. A cientista compôs um grupo de 10 mulheres entre 19 cientistas eleitos em 2025, o que representa 53% dos selecionados neste processo eleitoral. Diversos cientistas da USP também receberam a honraria, na cerimônia realizada no dia dois de setembro, ocasião em que também foram eleitos os membros filiados.

“Tornar-me docente da USP constituiu uma nova etapa em minhas vivências e lutas, e a acolhida na Academia de Ciências do Estado de São Paulo significa o reconhecimento de uma longa trajetória de pesquisa sobre temas árduos e amiúde marginalizados, mas também, de certa forma, o reconhecimento da coragem de recomeçar minha vida em São Paulo”, afirma a docente.

Trata-se de um marco histórico na instituição, que afirma manter esforços para ser mais diversa e igualitária. “A expressiva presença de mulheres entre os eleitos em 2025 é um sinal inequívoco de avanço e de alinhamento com os valores mais elevados da ciência contemporânea”, disse em entrevista ao Jornal da USP Adriano Andricopulo, presidente da Academia.

Na página oficial da ACIESP no Facebook, o diretor-executivo Josué de Moraes afirma que a instituição recebeu 120 indicações pelo Membros Titulares, “todos acadêmicos com currículo de excelência”. Para ele, o resultado representou um marco “em mérito científico, pluralidade e impacto social”.

Confira também reportagem no Jornal da USP.

Foto na home: Divulgação/Aciesp