A pesquisa “Pessoas Idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas”, interinstitucional e multidisciplinar, terá seus resultados apresentados em seminário no dia 23 de outubro, das 13h às 18h, no auditório João Yunes da FSP-USP. O encontro terá transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube.
Além do professor Rodrigo Bonicenha, do Departamento de Saúde e Sociedade, os debates incluirão diversos pesquisadores, gestores públicos e entidades envolvidas do trabalho.
O objetivo do encontro é debater sobre as necessidades sociais e de saúde da pessoa idosa no contexto do envelhecimento populacional brasileiro, além de contribuir na formulação de políticas públicas equânimes a essa população.
O evento é voltado a gestores públicos das áreas sociais; profissionais da Rede de Atenção Intersetorial à Pessoa Idosa; pesquisadores do campo de políticas públicas, envelhecimento e afins; estudantes de graduação e pós-graduação; representantes de entidades e coletivos do Movimento Social da Pessoa Idosa; interlocutores participantes da pesquisa, sujeitos sociais que atuam nas cidades de Jundiaí, Santo André e São Paulo e demais interessados.
A pesquisa (CNPq N. 4992032/2022-1) – desenvolvida pelo Centro Universitário FMABC; Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP; Escola da Cidade de Arquitetura e Urbanismo (EC); Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)-, conta com o apoio da FSP-USP, Coletivo Envelhecer e Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RPDI).
Seminário “Pessoas Idosas que Moram Sozinhas: agenda pública necessária”
Data: 23 de outubro de 2025.
Horário: das 13h às 18h.
Local: Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP
Programa (preliminar)
13h – Abertura do Seminário
- Prof. Dr. Rodrigo Bonicenha, FSP-USP.
- Prof. Dr. Nivaldo Carneiro Junior, FCMSCSP.
13h25min – Mesa de Debate I -“Envelhecimento populacional no Brasil e a pessoa idosa que mora sozinha”.
- Coordenação: Profa. Dra. Marília de Jesus Batista, FMJ.
- MS Renato Cintra – pesquisador, projeto de pesquisa Pessoas Idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas. “Políticas Públicas para Pessoas Idosas”.
- Representante da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas, Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (A CONFIRMAR).
14h – Diálogos.
14h30min – Mesa de Debate II – “Resultados da pesquisa Pessoas Idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas: o que revelam? O que apontam para as políticas públicas?”.
- Coordenação: Profa. Dra. Marisa Accioly RC Domingues, EACH-USP.
- Prof. Dr. Rodrigo Bonicenha, FSP-USP.
- Profa. Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, FMABC.
15h – Diálogos.
15h30min – Mesa de Debate III – “Formulação de políticas para pessoas idosas que moram sozinhas na agenda pública”
- Coordenação: Profa. Dra. Anália Maria MC Amorim, EC
- Maria Aparecida Ribeiro Costa, coordenadora do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.
- Kelly Aparecida Pico, secretária Adjunta de Saúde de Santo André.
- Josefa Anadethy dos Santos, Coordenação de Políticas para Pessoas Idosas, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
- Luciane Mosca, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí.
- Marcia Pereira Dobarro Facci, Secretária Municipal de Saúde de Jundiaí.
- Olga Quiroga, Coordenadora do Grupo de Articulação por Moradia para Pessoas Idosas do Capital (GARMIC).
17h – Diálogos.
17h30min – Encerramento do Seminário: continuando o debate.