A professora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, ministrou palestra sobre Regulação no SUS, durante o Seminário de Redes Regionais de Atenção à Saúde, evento internacional sediado na Fundação Armando Alvares Penteado, nos dias 15 e 16 de outubro.
Marília integrou a mesa “Regionalização e Regulação do Acesso – desafios na organização das regiões de saúde, articulação entre os diferentes níveis de atenção, e superação das desigualdades regionais”, que contou com a coordenação do médico italiano Renato Tasca, consultor da Organização Pan-americana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e um dos responsáveis pela implementação do Programa Mais Médicos (PMM) no Brasil, além de Karina Calife, professora da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e ex-orientanda da profa. Marília; e Tiago Correia, professor da Universidade Nova de Lisboa – Portugal.
Segundo a professora Marília, o encontro representou uma oportunidade estratégica para discutir os caminhos do sistema de saúde brasileiro e fortalecer o debate sobre a integração entre os diferentes níveis de atenção. “O evento foi de grande importância para debater os rumos do sistema de saúde brasileiro e como avançar nos processos de regionalização, regulação e redes de atenção, ampliando a integração dos cuidados e reduzindo os tempos de espera. A contribuição das experiências internacionais indica a complexidade do SUS e dos seus espaços de governança, contribuindo para a reflexão e possibilidades concretas de avanços na organização das redes regionais de atenção à saúde”, afirmou.
O evento é promovido pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e OPAS. As palestras estão disponíveis no canal do CCD no YouTube.