A  |  A+ |  A-
Roda de conversa discute projeto internacional de adaptação climática no dia 17 de dezembro

Ana Terra Amorim Maia, do Basque Centre for Climate Change e pesquisadora do projeto IMAGINE Adaptation. Imagem: Arquivo Pessoal.

No dia 17 de dezembro, a partir das 15h, a FSP-USP irá sediar a roda de conversa “Imaginando a adaptação climática em cidades”. O encontro, na sala Paulo Fortes, contará com a presença de Ana Terra Amorim Maia, pesquisadora de pós-doutorado no Basque Centre for Climate Change.

O encontro organizado pelo professor Leandro Giatti, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, tem como ponto de partida o projeto IMAGINE Adaptation, e tem como objetivo promover diálogos e estimular a cooperação em pesquisas e intervenções, associando a adaptação à mudança climática a processos sociais, políticos, humanitários e de saúde.

O projeto IMAGINE Adaptation, do qual Ana Terra participa, é financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (2023–2027) e busca avaliar a adaptação à mudança do clima para além das dimensões técnicas de gestão de riscos — entendendo a adaptação como um processo social, político e humanitário complexo.

A pesquisa é estruturada em quatro fases (work packages). A primeira consiste em compreender o que significa uma adaptação climática bem sucedida. Para isso, foram realizadas revisões de literatura, entrevistados 50 especialistas internacionais e realizada uma pesquisa com 100 cidades ao redor do mundo.

Na fase seguinte, investigam-se os desafios e as oportunidades relacionados ao monitoramento e à avaliação das medidas de adaptação.

Atualmente, a pesquisa está na fase de experimentação, apoiando 12 cidades globais a avaliar suas atividades de adaptação de uma forma inovadora e mais alinhada aos seus contextos locais. As cidades participantes são: Santos (Brasil), Rosário (Argentina), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Mérida (México), Alghero (Itália), Madri (Espanha), Sevilha (Espanha), Malmö (Suécia), Bristol (Inglaterra), Toronto (Canadá) e Gold Coast (Austrália).

A fase final do projeto buscará entender como esses aprendizados locais podem influenciar a governança global da adaptação climática.

Para este evento não será necessário se inscrever. Não serão emitidos certificados de participação.

 

Roda de conversa “Imaginando a adaptação climática em cidades”
Data:
17 de dezembro de 2025
Horário:
15h
Local:
sala Paulo Fortes