A  |  A+ |  A-
Estudo de Saúde de Nutricionistas – ESNutri (Nutritionist Health Study – NutriHS)

Apresentação

O Estudo de Saúde de Nutricionistas é uma proposta de docentes do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) com a finalidade de investigar prospectivamente fatores de risco para ocorrência de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) em estudantes de Nutrição e egressos deste Curso.

O estudo permitirá analisar a sequência temporal entre possíveis fatores causais e efeitos fisiopatológicos. À semelhança de coortes de profissionais reportadas na literatura, este delineamento tem potencial de fornecer informações fidedignas – particularmente sobre dieta – que permitam aprofundar o conhecimento do papel da alimentação na composição da microbiota intestinal, na adiposidade corporal,  geração de anormalidades metabólicas e desencadeamento de DCNT.

A primeira fase do EsNutri, com início em 2013, tem delineamento transversal e servirá de base para se estabelecer o perfil de risco cardiometabólico dos participantes. Com as avaliações periódicas subsequentes haverá investigações de desfechos bem como de fatores preditivos. Durante a implantação do ESNutri deverá ocorrer ampliação para outros centros de pesquisa, respeitando protocolos de investigação semelhantes.

 

Objetivos

A primeira fase do ESNutri  a ser conduzido em estudantes do Curso de Graduação em Nutrição da FSP-USP tem como objetivos:

  1. Conhecer hábitos de vida (alimentação, atividade física, tabagismo), perfil sóciodemográfico e antecedentes familiares de DCNT;
  2. Traçar o perfil antropométrico e a composição corporal;
  3. Avaliar o perfil bioquímico relativo aos fatores de risco cardiometabólico clássicos e aos emergentes;
  4. Avaliar a associação de variáveis de composição corporal com biomarcadores de risco cardiometabólico;
  5. Analisar a composição da microbiota intestinal e sua associação com hábitos alimentares e com biomarcadores de risco cardiometabólico.

 

Metas

Melhorar o entendimento da relação entre a dieta, microbiota intestinal e biomarcadores lipídicos, de inflamação subclínica e resistência à insulina que elevam a morbimortalidade  cardiovascular.