A  |  A+ |  A-
Criação de Grupos de Pesquisa

Para cadastro como líder no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil

Entrar no sistema Atena da USP, ir em fale conosco e encaminhar uma mensagem solicitando o cadastro como líder no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq).

 

Para realizar o cadastro do Grupo:

O líder deverá acessar o site (http://lattes.cnpq.br/web/dgp), com seu CPF e senha Lattes. Dúvidas sobre o preenchimento dos dados podem ser esclarecidas consultando o FAQ disponível na página do Diretório.

Confira no link abaixo a Portaria PRP 648, publicada no DOE 23/06/18, que instituiu novos procedimentos para criação, certificação e atualização de Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq), bem como o Ofício Circular PRP-006, de 22/06/18, que trata do fluxo da tramitação para aprovação e certificação do Grupo de Pesquisa.
http://prp.usp.br/grupos-de-pesquisa-cnpq/.

 

1. PREENCHIMENTO: O líder deverá acessar o Diretório do CNPq:

– Preencher o cadastro e enviar;
– Gerar um PDF do cadastro enviado (do lado direito do cadastro aparecerá a informação “aguardando certificação).

 

2. APROVAÇÃO: A criação do Grupo deverá ser aprovada pelo Departamento e pela Comissão de Pesquisa.

Para isso a docente deverá preencher a solicitação no Sistema Atena / Pesquisa Atende / Formulário (https://uspdigital.usp.br/atena/).
– Clicar em ‘nova solicitação’;
– Selecionar ‘Criação de Grupo de Pesquisa’;
– Preencher o formulário;
– No campo ‘Solicitação’: “Encaminho cadastro do Grupo de Pesquisa intitulado XXXX, sob minha liderança, para análise e certificação junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq)”;
– Selecionar arquivo (o PDF gerado do cadastro realizado no Diretório do CNPq) no campo ‘Arquivo 1’;
– Clicar em ‘Abrir’;
– Clicar em ‘Inserir’.

Em seguida o Departamento deverá avaliar o pedido e aprová-lo, assim como a Comissão de Pesquisa. A instância final de aprovação é a Pró-Reitoria de Pesquisa, que certificará o Grupo no DGP caso todas as orientações tenham sido atendidas.

 

Guia para Criação de Grupos de Pesquisa CNPq 2020.