A  |  A+ |  A-
Cleide Lavieri Martins

2016 – Atual

Efetividade e resolutividade das unidades básicas de saúde nas regiões de saúde brasileiras: construindo tipologias

Descrição: A presente investigação avaliará a influência das especialidades e de regimes de atendimento na efetividade e resolutividade das unidades básicas de saúdem(UBS) no cenário da construção das Regiões de Saúde Brasileira(RAS). Para se atingir os objetivos procedimentos como análise dos resultados da avaliação externa do PMAQ disponibilizados pelo DAB/MS, entrevistas em profundidade com a atores-chave, aplicação de questionários estruturados, análise documental, identificação de trajetórias assistenciais e análise de bancos de dados secundários serão utilizados. A resolutividade e a efetividade das UBS serão analisadas segundo as seguintes dimensões: Estratégias do cuidado, Capacidade clínica, Ações coletivas de promoção e prevenção, Coordenação do cuidado e Disponibilidade de Tecnologias apropriadas. Inicialmente será construída uma tipologia da resolutividade e efetividade das UBS a partir da análise e escolha de variáveis do PMAQ segundo as dimensões de análise. A partir da definição do padrão de referência, serão gerados escores para cada uma das dimensões. Serão utilizadas técnicas de análise fatorial e análise de grupamento para identificação dos clusters. A tipologia de unidades segundo os padrões de efetividade e resolutividade será comparada às seguintes características do serviço/regime de atendimento: composição da equipe; conjunto de especialidades ofertadas nos NASFs e regimes de atendimento. Os resultados serão apresentados nacionalmente e para as 436 RAS. A partir da tipologia serão escolhidas 5 RAS com diferentes perfis socioeconômicos e de oferta de serviços de saúde garantido assim a inclusão das mais diversas realidades nacionais. Em cada região serão escolhidas 3 UBS mesclando scores elevados e regulares de efetividade e resolutividade com distintas composições de oferta de especialidades. Nestas unidades serão realizadas entrevistas em profundidade com usuários, gestores e profissionais de saúde. Questionário semiestruturado voltados a identificar especialmente a coordenação do cuidado (clínico e odontológico) em situações usuais na prática clínica serão aplicados a amostra de usuários. Para se analisar o papel da APS na coordenação do cuidado e o fluxo assistencial dos Pacientes, essencial para se avaliar a resolutividade e a efetividade das unidades de saúde, será utilizado o mapeamento dos itinerários terapêuticos. O evento escolhido foi o Acidente Vascular Encefálico por sua alta prevalência, passível de ser evitado pela APS e com fluxos estabelecidos entre os diversos níveis de atenção dos serviços de saúde. Espera-se que os resultados encontrados contribuam para a superação de um dos desafios mais urgentes do momento atual de implementação do SUS que é a expansão e adequação da oferta, com regionalização e consolidação de regiões e redes de atenção à saúde coordenadas pela APS, visando ampliar o acesso, a efetividade e eficiência de ações e serviços de saúde nas regiões de saúde brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Cleide Lavieri Martins – Integrante / Paulo Frazão – Integrante / Paulo Capel Narvai – Integrante / Ana Luiza d’Ávila Viana – Integrante / Guilherme Mello – Integrante / Marcelo Piva Demarzo – Integrante / Sara Willens – Integrante / Paulo Henrique dos Santos Mota – Integrante / Ligia Giovanella – Integrante / MArcMarcia Cristina Rodrigues Fausto – Integrante / Maria Helena Mendonça – Integrante / Marcio José Martins Alves – Integrante / Estela Marcia Saraiva Campos – Integrante / Patty Fidelis de Almeida – Integrante / Edgar Fuzaro – Integrante / Juliana Gagno – Integrante / Aylene Emilia Moraes Bousquat – Coordenador.

 

2014 – Atual

Saúde e Sociedade – programa editorial

Descrição: Apoio à estrutura editorial da revista Saúde e Sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1).

Integrantes: Cleide Lavieri Martins – Integrante / Aurea Maria Zöllner Ianni – Coordenador / Eunice Nakamura – Integrante / Luiza Lotufo de Barros – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.