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Thiago Nogueira

2016 – Atual

Qualidade do ar e água para COV na área de influência do Polo Petroquímico de Capuava, Região do Grande ABC

Descrição: A Região do Grande ABC situa-se em uma área estratégica para o desenvolvimento de estudos de poluição e clima, devido a vários aspectos como, por exemplo, seu alto grau de industrialização e urbanização, com a presença do Polo Petroquímico de Capuava. Neste contexto, este projeto tem por objetivo geral caracterizar qualitativamente e quantitativamente os COV no ar e nas águas superficial e subterrânea da região de influência do Polo Petroquímico de Capuava. Para este estudo serão feitas medidas de COV em diferentes épocas do ano; simulações com os modelos: (i) Gaussiano AERMOD View; (ii) fotoquímico de qualidade do ar CIT – Caltech Institute Technology; avaliações climatológicas para estudar as inter-relações clima e poluição atmosférica e vice versa; (iii) desenvolver uma base de dados sobre as áreas contaminadas da área e relacioná-las com a incidência de tireoidismo autoimune crônico. Esperamos com este trabalho: (i) fornecer uma caracterização do impacto do polo petroquímico nas regiões urbanas adjacentes e das peculiaridades da circulação meteorológica local que contribuem para a dispersão ou acúmulo de poluentes na região; (ii) dados para estudos posteriores de correlação da qualidade do ar e da água com a saúde; (iii) correlacionar as alterações do clima urbano com o acúmulo de poluentes atmosféricos na Região do Grande ABC; (iv) fomentar a participação dos alunos de graduação e pós-graduação em projetos de pesquisa na referida área; (v) Apresentar um diagnóstico sobre a qualidade das águas na área de influência do Polo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Nogueira – Integrante / Adalgiza Fornaro – Integrante / Claudia Boian – Coordenador.

2015 – Atual

Variabilidade espacial e sazonal de compostos orgânicos voláteis na Região Metropolitana de São Paulo: caracterização de fontes de emissão

Descrição: Os compostos orgânicos voláteis (COVs) são uma importante classe de poluentes encontrados normalmente na atmosfera, principalmente em centros urbanos e zonas industriais. Na presença de luz solar e óxidos de nitrogênio, os COVs contribuem para a formação de poluentes secundários, principalmente ozônio, e os aerossóis orgânicos secundários (SOA, secondary organic aerosol). Entre os COVs serão analisados mais de 40 hidrocarbonetos contendo 2 a 12 carbonos (HC, C2-C12), formaldeído e acetaldeído, na região metropolitana de São Paulo em diferentes pontos da cidade com o objetivo de caracterizar fontes, suas evoluções temporais e sua contribuição na química atmosférica da região. A avaliação da variabilidade sazonal e horária para os hidrocarbonetos será obtida de amostragens contínuas realizadas no topo do prédio do IAG/USP por sistema analisador de precursores de ozônio. Entre as finalidades do presente projeto destacam-se a contribuição para o conhecimento das fontes de emissão de compostos orgânicos voláteis, avaliando a importância destes compostos para a formação de ozônio troposférico na região metropolitana de São Paulo. A realização deste projeto possibilitará a contribuição na formação de recursos humanos com especialidade em estudos de poluição atmosférica urbana e desenvolvimento de novas áreas de pesquisa. Entre os resultados esperados, destaca-se a caracterização de assinaturas de fontes de COVs precursores de ozônio, maior compreensão do papel das emissões veiculares por queima de biocombustíveis (etanol e biodiesel) e possível determinação de valores de fatores de emissão para os principais COVs precursores de ozônio, contribuindo para o aperfeiçoamento dos modelos fotoquímicos que vem sendo desenvolvidos no LAPAt, IAG/USP. A finalidade do presente projeto é contribuir com o conhecimento das fontes de emissão de compostos orgânicos voláteis, avaliando a importância destes compostos para a formação de ozônio troposférico na região metropolitana de São Paulo e, estabelecer um vínculo internacional que resulte na formação de recursos humanos e desenvolvimento de novas áreas de pesquisa. O acordo de cooperação entre o pesquisador visitante e a Universidade de São Paulo será fundamental para atingir os objetivos do projeto: – Caracterizar as fontes industriais, veiculares, biogênicas e residenciais; – Comparar os diferentes perfis de emissão dos COV; – Identificar os ciclos de emissão dos compostos orgânicos avaliados; – Avaliar a sazonalidade e efeitos de parâmetros meteorológicos; – Identificar as razões de emissão característica de cada ambiente, e sua variação a partir das mudanças sazonais nas emissões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Nogueira – Integrante / Andrade, M.F. – Integrante / Pamela Alejandra Dominutti – Integrante / Adalgiza Fornaro – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

2015 – Atual

ASTRID – Accessibility, Social justice and TRansport emission Impacts of transit-oriented Development strategies.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria de Fatima Andrade em 03/11/2015.

Descrição: The growth and prosperity of cities and urban areas is propelled by advantages of agglomeration. These advantages however are not equally experienced by all members of the population, moreover the distribution is often not socially justified, as the groups that benefit from the higher density and better connections are not the same who experience the burdens such as congestion and poor air quality. This is a globally recurring issue, despite considerable differences between urban areas worldwide in terms of economic context, spatial planning and infrastructure provision. This research, within the calls theme of social justice and the policy domain of infrastructure and built environment, will investigate physical and socio-economic processes that underlie the uneven distribution of urban outcomes. An international comparison of metropolitan areas in the UK, Netherlands and Brazil will take place to both identify universal drivers towards unjust outcomes and specific circumstances that can reduce or enhance existing social differences. In particular, the project will investigate the specific urban planning strategy of transit-oriented development (TOD) and its potential for delivering more equitable outcomes. This will be achieved through an international survey into job accessibility, population preferences and affordability in relation to transport and housing options; a dedicated measuring campaign targeting in-vehicle exposure to transport pollutants and advanced statistical and geographical information analysis. There are currently ambitious plans for TOD in São Paulo and the project will engage with stakeholders to target actual issues and allow the research to have a direct impact on social justice in São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Thiago Nogueira – Integrante / Andrade, M.F. – Coordenador / Rita Yuri Ynoue – Integrante / Adalgiza Fornaro – Integrante / Adelaide Cassia Nardocci – Integrante / Sergio Ibarra – Integrante / Laura Lucia Ceneviva – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

2014 – Atual

Quantificação de fontes locais e de longa distância de Material Particulado em São Paulo

Descrição: Análise das fontes locais e resultado de transporte de média e longa distância para a concentração de material particulado em São Paulo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Nogueira – Integrante / Regina Maura Miranda – Integrante / Andrade, Maria de Fatima – Coordenador.

2012 – Atual

Avaliação das emissões veiculares de compostos orgânicos e inorgânicos provenientes da combustão de biocombustíveis e suas contribuições na qualidade do ar na RMSP

Descrição: A substituição de parte da matriz energética pelos biocombustíveis, ocupada quase que predominantemente por combustíveis fósseis no último século, já é uma realidade em diversos países. No contexto nacional, o biodiesel tem ganhado cada vez mais uma fatia representativa no setor energético, em especial no setor de transportes. Atualmente, o biodiesel é adicionado ao diesel do petróleo na proporção de 4%, esta substituição, embora aparentemente pequena, tem sido defendida por diversos pesquisadores no mundo, principalmente no que se refere à diminuição de impactos ambientais. Neste contexto, este projeto tem como objetivo avaliar os principais poluentes veiculares emitidos na combustão do biodiesel e bioetanol. Adicionalmente, avaliar as alterações na composição atmosférica da RMSP fomentadas pelos dados experimentais obtidos e sistemas de modelagem de qualidade do ar.Esses resultados de emissão de biodiesel e bioetanol serão utilizados na descrição da química atmosférica, com a formação de gases e aerossóis secundários, e seus impactos no clima e saúde humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Nogueira – Coordenador.

2011 – Atual

NUANCE- Narrowing the uncertainties on aerosol and climate changes in Sao Paulo State

Descrição: Projeto na linha de mudanças climáticas da FAPESP- Programa PFMCG-Projeto Temático. O objetivo central é estudar a contribuição urbana para a questão das mudanças climáticas e o feedback destas na qualidade do ar da Região Metropolitana de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Nogueira – Integrante / Andrade, M.F. – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro