A  |  A+ |  A-
Roteiro de pesquisa da ONU para a recuperação do COVID-19

Roteiro de pesquisa da ONU para a recuperação do COVID-19: aproveitando o poder da ciência para um futuro mais equitativo, resiliente e sustentável

A crise do COVID-19 expôs graves desigualdades globais, fragilidades e práticas insustentáveis ​​que antecedem esta pandemia e intensificaram seu impacto. Este Roteiro de Pesquisa da ONU para a Recuperação do COVID-19 fornece uma estrutura para alavancar o poder da ciência em apoio a uma melhor recuperação socioeconômica e a um futuro mais justo, resiliente e sustentável.

O Roteiro é um compromisso e um guia para fazer uso de pesquisas para determinar como os esforços de recuperação socioeconômica do COVID-19 podem ser propositadamente projetados para estimular a equidade, a resiliência, a sustentabilidade e o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O roteiro também detalha como a implementação de uma recuperação equitativa, resiliente e sustentável do COVID-19 exigirá estratégias científicas de ação, eficazes sustentadas por investimentos em infraestrutura de dados e métodos científicos sólidos.

Os sistemas que apoiam as sociedades devem se adaptar rapidamente aos novos conhecimentos e às novas tecnologias para se recuperar da maneira mais eficaz possível. O Roteiro de Pesquisa da ONU para a Recuperação do COVID-19 articula cinco prioridades de pesquisa para cada um dos cinco pilares identificados no Quadro das Nações Unidas para a Resposta Socioeconômica Imediata ao COVID-19.

Abaixo está um exemplo de uma prioridade de pesquisa para cada um dos cinco pilares:

1. Sistemas e serviços de saúde: Quais estratégias e modelos de financiamento são mais eficazes para expandir a cobertura universal de saúde?

2. Proteção social e serviços básicos: Quais são as maneiras mais eficazes e equitativas de garantir a proteção da renda básica para todos?

3. Resposta e recuperação econômica: Como as cadeias de abastecimento de alimentos podem ser asseguradas para as populações mais marginalizadas do mundo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todas as circunstâncias?

4. Políticas macroeconômicas e colaboração multilateral: Que lições de crises econômicas passadas podem informar o desenho de estratégias de recuperação nacionais, regionais e globais?

5. Coesão Social e Resiliência Comunitária: Quais são as melhores estratégias para construir cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes que protejam as pessoas de futuras pandemias e mudanças climáticas?

Fonte: United Nations – 17/11/2020, via Profa. Marly Cardoso – Presidente da CPq./FSP-USP.