A Universidade de São Paulo convida a comunidade acadêmica para a palestra do Dr. Willian G. Kaelin, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2019, “Como as células de mamíferos sentem e respondem ao oxigênio (e minha improvável jornada à Estocolmo)”, que será realizada no auditório do Centro de Convenções Rebouças, (Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo – SP) no dia 29 de agosto, das 10h às 11h30.
Em parceria com a AstraZeneca, o Nobel Prize Inspiration Initiative é um programa global projetado para que os ganhadores do Prêmio Nobel possam compartilhar suas histórias e percepções inspiradoras. A iniciativa busca aproximar os laureados da comunidade científica mundial, principalmente do público de jovens cientistas.
Dr. William G. Kaelin ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 2019, juntamente com Sir Peter Ratcliffe e Gregg Semenza pela pesquisa que procura entender como, mecanicamente, as mutações que afetam os genes supressores de tumor causam câncer. Também levou a novos conhecimentos sobre como as células percebem e respondem à alteração no teor de oxigênio e, portanto, têm implicações para outras doenças além do câncer, como anemia, infarto do miocárdio e derrame. William Kaelin é Professor de Medicina no Sidney Farber Institute da Harvard Medical School e Pesquisador do Dana-Farber Cancer Institute e Howard Hughes Medical Institute.
O evento é aberto e gratuito, sendo admitida a entrada até o limite da ocupação do auditório. Será concedido certificado aos participantes e haverá tradução simultânea.