ACONTECEU!: Atividades na Creche Saúde da FSP/USP

No último dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, foram realizadas ações com crianças de 2 a 5 anos da Creche Saúde da Superintendência de Assistência Social da USP, localizada na Faculdade de Saúde Pública. A atividade foi planejada pelas aprimorandas do Programa de Aprimoramento Profissional de Nutrição em Saúde Pública Vanessa S. Nagaishi, Thamires Leonardi Rios e Bruna Zillesg, sob a supervisão da nutricionista do CRNutri Viviane Laudelino Vieira. Também se contou com o apoio das graduandas em Nutrição Beatriz Martins e Renata Orasmo, bolsistas do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP.

A atividade envolveu a participação de cerca de 20 crianças, além de professores, equipe da cozinha e da administração da creche.

O tema trabalhado com as crianças foi o aproveitamento integral dos alimentos, desenvolvido em forma de oficina culinária com a preparação de uma torta em que se aproveitou folhas de beterraba, cenoura e brócolis no recheio. Para apresentar esses alimentos de forma lúdica e divertida, foi elaborado um teatro de fantoches e distribuído dedoches com imagens desses legumes para cada uma das crianças.

A história se desenrolava em torno da vovó Chica, cozinheira que desejava preparar uma torta para as crianças da plateia. No entanto, o personagem folclórico Saci Pererê escondeu os ingredientes do recheio. Com a pista deixada por ele as crianças ajudaram a vovó a encontrar a beterraba, a cenoura e o brócolis, que foram apresentados na forma in natura junto com suas folhas. Terminada a busca pelos alimentos, foi reproduzida uma canção coreografada como fechamento da história a fim de proporcionar maior envolvimento com o público-alvo.

Receita torta integral economicaEm seguida, a vovó convidou os alunos para prepararem a torta. As crianças lavaram as mãos, colocaram touquinhas descartáveis e, com o auxílio da equipe responsável, picaram as folhas dos legumes, prepararam o recheio, misturaram a massa e montaram a torta. Para finalizar, todos experimentaram a preparação e receberam uma cópia da receita (clique e confira ao lado!).


Confira as fotos da atividade!

DSC_0114 (2) DSC_0178 (2) - Copia

DSC_0273 (2)

DSC_0018 DSC_0075