Um total de 32 inscrições foram recebidas, sendo 25 candidatos brasileiros e sete estrangeiros, a fim de concorrer ao edital Bolsa de Pós-Doutorado em Epidemiologia Nutricional do Nupens. Todos os candidatos apresentaram os requisitos mínimos para participarem do processo, por terem concluído o doutorado em menos de 7 anos. A seleção ocorreu após análise detalhada da documentação enviada, incluindo curriculum vitae, cartas de intenção e recomendação de pesquisadores da área, e entrevista com os quatro candidatos pré-selecionados. O comitê de seleção foi composto pelos três pesquisadores do projeto temático: Carlos Augusto Monteiro, Renata Bertazzi Levy e Maria Laura da Costa Louzada. A lista dos candidatos aprovados encontra-se ao final deste texto.

O processo seletivo ocorreu no período de 16 de novembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024, com divulgação ampla dos editais nos idiomas português e inglês, incluindo publicação nas páginas eletrônicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e em páginas de grande visibilidade na comunidade nacional e internacional na área de Epidemiologia Nutricional, bem como por e-mail e grupos de e-mails da área. As três bolsas de pós-doutorado foram concedidas ao Nupens pela FAPESP como parte do financiamento do projeto temático “Programa de Estudos Populacionais sobre Consumo de Alimentos Ultraprocessados e Saúde” (processo 2022/05636-0) e têm 24 meses de duração, prorrogáveis por mais 24 meses.

Os planos individuais de trabalho dos candidatos aprovados serão desenvolvidos em torno do Estudo NutriNet Brasil, estudo de coorte que acompanha, desde janeiro de 2020, mais de cem mil adultos residentes no Brasil com relação a alimentação, saúde e fatores que influenciam essas duas condições. Seu objetivo principal é o estudo da associação prospectiva entre padrões de alimentação (com destaque para o consumo de alimentos ultraprocessados) e a morbimortalidade por doenças crônicas, incluindo obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, gastrointestinais, renais e mentais e tipos de cânceres relacionados à alimentação.

 

Lista de candidatas aprovadas:

  • Débora Borges dos Santos Pereira, de nacionalidade brasileira
  • Fernanda Marcelina Silva, de nacionalidade brasileira
  • Morena Ustulin, de nacionalidade italiana