Reitor da USP recebe integrantes de GT sobre fome e insegurança alimentar em reunião oficial

O reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Carlos Gilberto Carlotti, recebeu os membros do Grupo de Trabalho (GT) “Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome”, em reunião oficial realizada no dia 20 de setembro. Formado por diversas unidades da USP, o grupo possui entre seus integrantes as professoras Cláudia Bogus e Dirce Marchioni, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Composto por representantes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Escola Politécnica (Poli), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), além da FSP-USP, o grupo foi criado em 2021 e possui mandato até fevereiro de 2023, com a missão de desenvolver pesquisas sobre insegurança alimentar, alimentação sustentável, subnutrição e combate à fome.

O objetivo do grupo é representar a USP em proposições de políticas públicas e ações para a melhoria da situação alimentar das populações mais vulneráveis e para a mitigação dos problemas sociais decorrentes da insegurança alimentar.

O GT atua em duas frentes, concomitantes e complementares: a discussão sobre os sistemas alimentares (noções de “fome”, de “segurança alimentar”, de “soberania alimentar”) e também o monitoramento, o diagnóstico e a proposição de políticas públicas para o enfrentamento da insegurança alimentar.

“As duas frentes de trabalho estão estreitamente relacionadas, na medida em que a discussão sobre os conceitos é parte fundamental do diagnóstico do fenômeno e também condição essencial para o estabelecimento de políticas eficazes visando combatê-lo”, informa a Profa. Dirce.

O GT é formado pelos seguintes docentes:
Profa. Sílvia Helena Galvão de Miranda (ESALQ-USP), Coordenadora; Prof. Marcelo Cândido da Silva (FFLCH-USP), vice-Coordenador, Prof. Alexandre Cláudio Botazzo Delbem (ICMC-USP), Prof. Antonio Mauro Saraiva (EP), Profa. Claudia Maria Bógus (FSP-USP), Profa. Dirce Maria Lobo Marchioni (FSP-USP), Profa. Elizabeth Balbachevsky (FFLCH-USP), Profa. Margarida Maria Krohling Kunsch (PRCEU-USP), Profa. Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello (ESALQ-USP), Profa. Maria Sylvia Macchione Saes (FEA-USP), Prof. Rubens Nunes (FZEA-USP), e Profa. Thais Mauad (FMUSP)