A  |  A+ |  A-
Podcast “Comida que Sustenta” debate o cardápio da COP30 e a iniciativa “Na mesa da COP30”

A quinta temporada do podcast “Comida que sustenta”, produzido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Sustentarea da FSP-USP, é dedicada a falar sobre a COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro de 2025. O segundo episódio elucida uma temática ainda negligenciada nas Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas: o papel simbólico e político da alimentação.

Historicamente, a agenda da alimentação e da agricultura foram inviabilizadas na programação oficial das COPs, ocupando um espaço bem menor do que as agendas energéticas, por exemplo. Mesmo nos locais das conferências, a oferta de refeições não reflete o pensamento sustentável e de justiça social. 

No programa, as apresentadoras Pâmela di Christine e Patricia Mello entrevistam Flavia Brito, coordenadora de advocacy e articulação no Instituto Comida do Amanhã. Flávia conta sobre a iniciativa “Na mesa da COP 30”, desenvolvida em parceria com o Instituto Regenera e apoiada por dezenas de organizações de diferentes setores da sociedade. O objetivo é garantir que o cardápio da conferência traduza valores de biodiversidade, justiça social e sistemas alimentares sustentáveis.

Flávia ressalta que o Brasil deve aproveitar essa oportunidade, por ser referência em sistemas produtivos que apresentam soluções e não problemas como as práticas agroecológicas e os saberes de povos tradicionais.

“Para sediar a conferência do clima em na Amazônia é preciso reconhecer os povos e a biodiversidade local como protagonistas e parte dessa solução – se não a gente vai estar só reproduzindo o modelo predatório que a COP precisa combater” 

Confira a discussão completa sobre o histórico das refeições nas COPs, os avanços e desafios da iniciativa e as possibilidades de legado para eventos futuros – que envolvem não somente as COPs sobre mudanças climáticas, como também as COPs da biodiversidade e da desertificação.

🎧 O episódio está disponível no site do Sustentarea, no YouTube e no Spotify.