A  |  A+ |  A-
Processo eleitoral da FSP-USP avança com escuta e debate público

A Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) vive um novo momento em seu processo eleitoral para a escolha da Direção que conduzirá a unidade no quadriênio 2026–2030. Com uma única chapa inscrita, composta por Marco Akerman (Departamento de Política, Gestão e Saúde), candidato a diretor, e Tatiana Toporcov (Departamento de Epidemiologia), candidata a vice-diretora, o processo avança agora para a fase de diálogo com a comunidade acadêmica, com encontros e debates antes da consulta pública.

Proposta de gestão: escuta, integração e acolhimento

Com o lema “EscutaS e Produção de Coletivos: por uma FSP mais acolhedora e para todas as pessoas”, o plano de gestão da chapa propõe um modelo participativo, integrador e inclusivo para os próximos cinco anos.

A proposta enfatiza cinco eixos centrais:

  • Escuta e valorização do desenvolvimento profissional de docentes e servidores;
  • Integração entre departamentos e comissões, com incentivo a projetos interdisciplinares;
  • Acolhimento e pertencimento estudantil, com políticas de apoio e saúde mental;
  • Extensão e cultura, fortalecendo o diálogo entre a FSP e a sociedade;
  • Gestão e comunicação, com transparência, eficiência e sustentabilidade.

Encontros com a comunidade e debate público

Durante o mês de novembro, a chapa realiza encontros virtuais com diferentes segmentos da comunidade FSP-USP, para ouvir demandas e apresentar propostas detalhadas. Confira as datas abaixo:

17 de novembro às 9h – Pós-doc de todos os departamentos
17 de novembro às 10h30 – Pós-graduandos de todos os Programas de PG
17 de novembro às 13h – Professores de todos os departamentos
18 de novembro às 11h – Professores sênior de todos os departamentos
19 de novembro às 11h – Trabalhadores técnico-administrativos
19 de novembro às 18h – Estudantes dos dois cursos de graduação

No dia e horário destinado ao público ao qual pertence, clique aqui para acessar o encontro.

O processo também inclui o debate promovido pela Comissão Eleitoral no dia 25 de novembro, às 14 horas, na sala Paulo Antônio de Carvalho Fortes (primeiro andar do edifício principal da Faculdade).

O que pensa a comunidade FSP-USP

Os encontros e o plano de gestão dialogam diretamente com os anseios expressos na consulta pública realizada pela Comissão Eleitoral entre 1º e 21 de julho de 2025, que contou com 150 respondentes entre docentes, estudantes, servidores e prestadores de serviço.

De acordo com o levantamento, as principais prioridades apontadas foram:

Integração entre departamentos e docentes (71%);
Diversificação do corpo docente (70%);
Debate sobre saúde mental (63%);
Acessibilidade e inclusão (62%);
Capacitação de servidores (59%);
Parcerias e projetos de impacto social (55%);
Reabertura do Restaurante Universitário, com acesso também a trabalhadores terceirizados (56%).

Nos comentários abertos, membros da comunidade destacaram o desejo por gestão transparente e participativa, valorização dos trabalhadores técnicos, fortalecimento da extensão universitária, debate sobre diversidade e permanência estudantil e melhoria da infraestrutura, incluindo manutenção predial, ar-condicionado e espaços de convivência.

Os candidatos

Marco Akerman é professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, onde leciona há 11 anos. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo há mais de três décadas. É médico, especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela UFMG, com mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e doutorado (PhD) em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres. Também possui especializações pela FGV e pela Fiocruz. Atua como coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública da FSP-USP e pesquisador do CEPEDOC Cidades Saudáveis, com trajetória voltada à promoção da saúde, gestão pública e integração entre ensino e políticas sociais. Na FSP-USP, foi chefe e vice-chefe do Departamento de Política, Gestão e Saúde, presidente e vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx). Seus temas de pesquisa incluem avaliação de políticas e serviços, determinantes sociais da saúde, intersetorialidade, pesquisa participativa de base comunitária e desenvolvimento sustentável.

Tatiana Toporcov
Sou paulistana e criada no interior de São Paulo. Mulher cis. Mãe do Lucas em RDIM desde 2011. Professora Associada da FSP/USP em RDIDP desde 2013. Vice-presidente da Comissão de Cultura e extensão no período de 2018 a 2020 e presidente da Comissão de Graduação no período de 2020 a 2023 da FSP/USP. Vice-chefe do Departamento de Epidemiologia e vice-coordenadora da Comissão de Curso de Graduação em Saúde Pública. Coordenadora o Laboratório de Estudos em Epidemiologia e Políticas Públicas em Câncer (LEPP-C).

Tenho experiência em estudos multicêntricos e colaboração em redes nacionais e internacionais de pesquisa com foco em câncer. Atualmente, atuo em estudos voltados às políticas públicas sobre o câncer, favorecendo a formação de redes colaborativas.

Saiba mais:

Calendário e informações do processo eleitoral: site da Divisão Acadêmica da FSP-USP

Matéria sobre o debate público