O 105º Encontro do Fórum AT – Acidentes de Trabalho será realizado no dia 25 de maio, das 09h às 12h, no Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) de forma híbrida. O evento lançará as “Diretrizes para Atenção Integral à Saúde nos Casos de Suicídio Relacionado ao Trabalho: investigação e posvenção”.
A publicação sistematiza orientações construídas a partir de experiências em serviços, pesquisas acadêmicas e processos formativos, com foco na vigilância e cuidado em saúde do trabalhador. O documento apresenta referências práticas para atuação nos territórios, contribuindo para a organização das redes de atenção e para o aprimoramento das respostas institucionais frente ao sofrimento psíquico relacionado ao trabalho.
O evento recebe a coordenação da Rosemairy Norye Inamine, diretora técnica da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – DVST/Cerest Estadual.
Haverá emissão de certificado de participação.
Confira a programação:
9h – Mesa de Abertura
Andréia De Conto Garbin – psicóloga, docente do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).
Luís Henrique da Costa Leão – Coordenador – Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador – Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente -Ministério da Saúde.
Simone Alves dos Santos – Diretora Técnica de Saúde II, da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – DVST/Cerest Estadual.
9h30 – 10h30: Saúde do trabalhador e prevenção do suicídio: desafios contemporâneos
José Roberto Montes Heloani – Professor Titular e pesquisador da Faculdade de Educação e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas e conveniado junto à Université de Nanterre (Paris X).
Luci Praun – Docente da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista; docente do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC. Integra o Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses e o Núcleo Semente – Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho, do Instituto Sedes Sapientiae/São Paulo.
Coordenador: José Carlos do Carmo – Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – DVST/Cerest Estadual.
10h30 – 11h30: Apresentação das Diretrizes para atenção integral à saúde nos casos de suicídio relacionado ao trabalho: investigação e posvenção
Andréia De Conto Garbin – docente do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Integra o Núcleo Semente – Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho, vinculado ao Instituto Sedes Sapientiae/São Paulo.
Eliana Pintor – psicóloga Grupo de Vigilância Sanitária GVS VII da Secretaria de Estado da Saúde SP. Integra o Núcleo Semente – Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho, vinculado ao Instituto Sedes Sapientiae/São Paulo.
Coordenadora: Rosemairy Norye Inamine- Diretora Técnica de Saúde I, da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – DVST/Cerest Estadual.
11h30 às 12h: Debates abertos
105º ENCONTRO DO FÓRUM AT: Diretrizes para atenção integral à saúde nos casos de suicídio relacionado ao trabalho: investigação e posvenção
Data: 25de maio de 2026
Horário: 9h – 12h
Local: Auditório Paula Souza (a confirmar), Faculdade de Saúde Pública da USP, Endereço Rua Dr. Arnaldo 715, São Paulo – SP.
Transmissão pelo canal da FSP-USP e do FórumAT no YouTube.






