A  |  A+ |  A-
Maria Regina Alves Cardoso

2010 – Atual Estudo da etiologia de pneumonia adquirida na comunidade por métodos específicos e não invasivos em crianças brasileiras hospitalizadas.

Descrição: Estudo tipo corte transversal prospectivo que visa descrever a frequência da etiologia de pneumonia adquirida na comunidade, em crianças brasileiras hospitalizadas, buscando investigar a existência de associação entre determinada etiologia e dados laboratoriais, radiológicos e sazonalidade. Este projeto está sendo realizado em cooperação com o Nacional Public Health Institute da Finlândia, em Oulu, e com o Departamento de Virologia da Universidade de Turku, em Turku, Finlândia.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho – Coordenador / César Augusto de Araújo-Neto – Integrante / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Olli Ruuskanen – Integrante / Aldina Barral – Integrante / Juliana Rebouças Oliveira – Integrante / Vainionpää, Raija – Integrante / Leinonen, Maija – Integrante.

Financiador(es): CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e Pediatric Research Foundation.

 

2008 – Atual Incidência de pneumonia adquirida na comunidade com ênfase para etiologia pneumocócica, em crianças menores de 5 anos, em Salvador, Nordeste do Brasil.

Descrição: Estudo de base populacional, prospectivo, do tipo coorte com o objetivo principal de estimar a incidência de pneumonia adquirida na comunidade em crianças menores de 5 anos.

Integrantes: Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Aldina Barral – Integrante / César Augusto Araújo Neto – Integrante.

Financiador(es): CNPq.

 

2011 – Atual Eficácia da amoxicilina administrada em duas ou três doses diárias em crianças com pneumonia adquirida na comunidade com apresentação não grave.

Descrição: Trata-se de um ensaio clínico duplo cego randomizado placebo controlado cujo objetivo principal é comparar a eficácia clínica da amoxicilina administrada em dois esquemas posológicos distintos a pacientes com pneumonia comunitária não grave. Registro NCT01200706 no ClinicalTrials.gov.

Integrantes: Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Aldina Barral – Integrante / César Augusto Araújo Neto – Integrante.

Financiador(es): Fundação para Amparo da Pesquisa no Estado da Bahia (FAPESB).

 

2010 – Atual Marcador biológico para distinção entre diferentes agentes etiológicos virais e bacterianos em crianças com pneumonia adquirida na comunidade.

Descrição: É um estudo prospectivo do tipo corte transversal seguido de coorte de curta duração cujo objetivo geral é descrever o padrão de resposta dos receptores específicos expressados pelos leucócitos em infecções virais e em infecções bacteriana em crianças com Pneumonia Adquirida na Comunidade.

Integrantes: Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Olli Ruuskanen – Integrante / Aldina Barral – Integrante / César Augusto Araújo Neto – Integrante / Maria SöderlundVenermo – Integrante / Maija Lappalainen – Integrante / Octavio Ramilo – Integrante / Asuncion Mejias – Integrante / Helena Kayhty – Integrante.

Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz.

Cooperação: Universidade de Turku, Ohio State University, University of Helsinki, Haartman Institute, National Institute of Health and Welfare.

 

2008 – Atual Estudo dos parâmetros de normalidade no exame do líquor de recém-nascidos de alto risco.

Descrição: É um estudo que tem como objetivo geral: descrever a composição dos componentes do líquor de recém-nascidos de alto risco sem infecção do Sistema Nervoso Central (SNC). Os objetivos específicos são: 1.comparar a composição dos componentes do líquor de recém-nascidos a termo com recém-nascidos prematuros; 2.avaliar se existe associação entre a presença de neutrófilos e hemácias no estudo do líquor de recém-nascidos de alto risco sem infecção do SNC; 3.avaliar se existe diferença no valor da desidrogenase lática de recém-nascidos com anóxia em comparação com recém-nascidos sem anóxia.

Integrantes: Otávio Augusto Moreno de Carvalho – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho – Integrante.

Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz.

 

2008 – Atual Prevalência de chiado, infecção respiratória viral e desenvolvimento de chiado recorrente em lactentes.

Descrição: Projeto do tipo corte transversal seguido de coorte prospectiva para estimar a carga de infecção por vírus influenza e suas consequências, em crianças entre 6 e 23 meses.

Integrantes: Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Aldina Barral – Integrante / Juliana Rebouças Oliveira – Integrante / Maiara Lanna Bouzas – Integrante / Dirceu Solé – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

 

2010 – Atual Achados clínicos preditores de pneumonia adquirida na comunidade radiologicamente definida em crianças menores de cinco anos.

Descrição: O estudo tem como objetivos: 1) Identificar alterações clínicas preditoras de alteração radiológica em crianças menores de cinco anos de idade com suspeita clínica de pneumonia adquirida na comunidade. 2) Identificar alterações radiológicas preditoras da evolução de pacientes com diagnóstico radiológico de pneumonia em uso de antibioticoterapia empírica, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria/Organização Mundial de Saúde (SBP/OMS).

Integrantes: Ng Kin Ke – Coordenador / César Augusto Araújo-Neto – Integrante / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho – Integrante.

 

2012 – Atual Exposição a chumbo em São Paulo: fontes e níveis sanguíneos em pré-escolares.

Descrição: O chumbo (Pb) é amplamente conhecido por ser um metal onipresente e altamente tóxico à saúde humana. No Brasil, não há dados sobre a extensão da contaminação por Pb na população, nem do risco de exposição ao Pb no ambiente escolar. Os objetivos deste estudo são: a) identificar e determinar a concentração de Pb de possíveis fontes de exposição presentes em Centros de Educação Infantil (CEIs), como brinquedos, tintas de parede, solo, poeira, água e utensílios domésticos; b) determinar a concentração de Pb no sangue de pré-escolares e verificar a correlação dos níveis sanguíneos com os níveis de Pb encontrados nas fontes de exposição estudadas. Na determinação de Pb no sangue, será avaliado um novo método de amostragem, baseado na punção do dedo e coleta sobre papel, e de análise, baseado na determinação direta de sólido usando espectrometria de absorção atômica com forno de grafite e amostragem direta de sólidos (SS-GF AAS) e espectrometria de massas com fonte de plasma e amostragem por ablasão a laser (LA-ICP-MS). A exatidão desta metodologia será avaliada a partir da determinação de Pb em amostras de referência certificada em um grupo controle que terá a análise do sangue feita por esta metodologia de punção do dedo e coleta sobre papel e a tradicional punção venosa. Serão incluídos neste estudo 26 CEIs, sendo que todas as crianças da faixa etária de 1 a 3 anos destas pré-escolas terão o sangue analisado para a determinação de Pb. As amostras de brinquedos, tinta de parede, solo, poeira, água e utensílios domésticos destes CEIs serão coletados e analisados por GF AAS e ICP-MS, após digestão da amostra e por LA-ICP-MS, respectivamente. Todas as análises serão realizadas no Laboratório de Espectrometria Aplicada (LEA) do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (2).

Integrantes: Kelly Polido Kaneshiro Olympio – Coordenador / Pedro Vitoriano de Oliveira – Integrante / Agnes Soares da Silva – Integrante / Fernando Barbosa – Integrante / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Karina Mary Paiva – Integrante / Cleiton Fiorio – Integrante.

Financiador(es): FAPESP. Cooperação: OPAS/BRA.

 

2010 – Atual Estudo da relação entre doenças respiratórias e cardiovasculares e poluição veicular nas regiões metropolitanas do estado de São Paulo com a finalidade de subsidiar a estruturação das atividades do Programa de Vigilância em Saúde e Qualidade do Ar.

Descrição: A poluição do ar emitida pelas fontes veiculares é atualmente um dos principais problemas ambientais nas regiões metropolitanas, representando importante risco à saúde humana. Muitos estudos mostram uma associação entre doenças respiratórias e cardiovasculares e exposição a contaminantes atmosféricos. Este projeto tem por objetivo analisar os dados de morbidade hospitalar e de volume de tráfego nas vias urbanas de 13 municípios das três Regiões Metropolitanas do estado de São Paulo buscando identificar a potencial associação entre emissão veicular e incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares. Serão conduzidos estudos de caso-controle e um sistema de informação será desenvolvido para subsidiar as ações de vigilância em saúde e ambiente.

Integrantes: Maria Regina Alves Cardoso – Coordenador / Adelaide Cassia Nardocci – Integrante / Clarice Umbelino de Freitas – Integrante / Samuel Luna de Almeida – Integrante / André de Almeida Ribeiro – Integrante.

Financiador(es): FAPESP – CNPq – PPSUS.

 

2013 – Atual PROSAPIN-II: Projeto de Saúde de Pindamonhangaba.

Descrição: Em 2008, nós realizamos o projeto “PROSAPIN-I” com mulheres no climatério em Pindamonhangaba-SP, que mostrou altas prevalências de: síndrome metabólica (43%), hipertensão arterial sistêmica (41%), obesidade e sobrepeso (32% e 37%), ansiedade (50%), depressão (34%), distúrbios do sono (45%), disfunção sexual (60%), incontinência urinária-IU (17%), síndrome dos ovários policísticos (18%), tabagismo (36%) e uso de bebida alcoólica (22%). O “PROSAPIN-II”tem como objetivos: 1) Estimar a prevalência e a incidência das condições clínicas e hábitos de vida de mulheres no climatério; 2) Estudar a tendência destas condições no período 2008-2013; 3) Validar o Questionário de Berlin, que é usado para levantar a suspeita de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono para mulheres no climatério; 4) Identificar os fatores associados e os fatores de risco para as condições clínicas das mulheres no climatério; 5) Estimar o impacto da Reeducação Urofuncional e da Terapia do Sono na atenção básica. Trata-se de um estudo transversal seguido por intervenção. O primeiro incluirá mulheres de 35-65 anos inscritas na Estratégia Saúde da Família de Pindamonhangaba-SP, selecionadas probabilisticamente. Esta amostra será composta pelas mulheres estudadas em 2008 mais outras sorteadas em 2013, completando 1.200. Serão levantadas informações sócio-demográficas, ginecológicas, morbidades, hábitos de vida e uso medicamentos. As mulheres que apresentarem IU e problemas de sono serão convidadas a participar das intervenções de Reeducação Urofuncional e de Terapia do Sono durante 3 meses com reavaliação posterior.

Integrantes: José Mendes Aldrighi – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Coordenador Técnico.

Financiador(es): aguardando a FAPESP.

 

2013 – Atual Efetividade do tratamento em portadores de hepatite viral crônica C em serviço de tratamento assistido do estado de São Paulo.

Descrição: Trata-se de um estudo de corte transversal com amostra de Serviços de Tratamento Assistido que acompanham pacientes com hepatite C crônica, que tem como objetivo estimar a efetividade do tratamento e compará-la a outro grupo de pacientes que somente retiram tratamento em farmácias de alto custo.

Integrantes: Gerusa Maria Figueiredo – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante.

Financiador(es): PPSUS 2012, FAPESP.

 

2013 – Atual Estudo de Incidência de dengue no Brasil, em municípios de alta e média endemicidade.

Descrição: Envolve uma coorte de crianças de 2 a 16 anos nos município de Araraquara e Goiância com o objetivo de: (a) delinear e implementar estudos epidemiológicos que subsidiem a avaliação de futuras estratégias de vacinação contra dengue; (b) descrever o perfil sorológico e status imunológico da população antes de uma possível estratégia futura de vacinação; (c) identificar a proporção de casos assintomáticos, oligossintomáticos e o perfil clínico dos casos sintomáticos e o seu status sorológico; (d) estimar a taxa de soroconversão em uma coorte em dois estágios distintos de transmissão (alta e média endemicidade); (e) identificar os fatores de risco para dengue grave, segundo faixa etária; (f) fornecer os dados epidemiológicos necessários à modelagem da dinâmica de transmissão da dengue em distintos cenários epidemiológicos.

Integrantes: Claudio Sergio Pannuti – Coordenador / Gerusa Maria Figueiredo – Coordenador / Expedito José de Albuquerque Luna – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante.

Financiador(es): Sanofi Pasteur / PPSUS 2012, FAPESP.

 

2013 – Atual Acidente de trabalho da análise sócio técnica à construção social de Mudanças.

Descrição: Os objetivos do estudo são: (1) construir, testar e implantar metodologia de diagnóstico articulado com a mudança de situações perigosas prioritárias; (2) aprimorar o Sistema de Vigilância em Acidente de Trabalho (SIVAT) de modo a integrar os dados da notificação hospitalar com outros bancos e desenvolver sala de informações que forneça indicadores da acidentalidade do interesse do usuário para orientar ações de vigilância orientada por prioridades; (3) investigar a trajetória terapêutica, estimar o custo da atenção aos acidentados graves e com menores de 18 anos na rede SUS, e aprimorar a atenção integral a estes agravos na rede assistencial pública; (4) investigar as concepções adotadas pela justiça na responsabilização e o papel destas medidas na prevenção de novas ocorrências; (5) aprimorar o Fórum de Acidentes enquanto espaço de produção, promoção e educação permanente na abordagem organizacional.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissionalizante: (1) / Doutorado: (4).

Integrantes: Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela – Coordenador / Renata Wey Berti Mendes – Integrante / Anna Maria Chiesa – Integrante / Maria Regina Cardoso – Integrante / Carlos Eduardo Siqueira – Integrante / Laura Seppännen – Integrante / Magda Barros Biavaschi – Integrante / Patrícia Emília Braga – Integrante / Pascal Begun – Integrante / Yrjö Engeström – Integrante / Sayuri Tanaka Maeda – Integrante / Valérie Pueyo – Integrante / Jaakko Virkkunen – Integrante / Francisco Antunes Lima – Integrante / Mara Alice Batista Conti Takahashi – Integrante / ILDEBERTO MUNIZ ALMEIDA – Integrante / José Marçal Jackson Filho – Integrante / Marco Antonio Pereira Querol – Integrante.

Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

 

2012 – Atual Exposição a metais não essenciais em São Paulo: níveis sanguíneos em pré-escolares e fatores de risco associados.

Descrição: Os objetivos deste estudo são: a) estimar a concentração de cádmio (Cd) e mercúrio (Hg) no sangue de crianças que frequentam Centros de Educação Infantil (CEI) do município de São Paulo; b) correlacionar os níveis sanguíneos destes metais com a localização das escolas e c) analisar a associação entre altos níveis destes metais encontrados no sangue e fatores de risco presentes no ambiente domiciliar e escolar.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Kelly Polido Kaneshiro Olympio – Integrante / Pedro Vitoriano de Oliveira – Integrante / Maria Regina Alves Cardoso – Coordenador / Agnes Soares da Silva – Integrante / Fernando Barbosa – Integrante.

Financiador(es): FAPESP. Cooperação: OPAS/BRA.

 

2013 – Atual Ensaio Clínico Fase II Escalonado, Randomizado, Duplo-cego e Controlado para a Avaliação da Segurança e da Imunogenicidade da Formulação Liofilizada da Vacina Dengue 1,2,3,4 (atenuada) em Adultos Saudáveis.

Descrição: Este estudo está sendo realizado em duas etapas sequenciais, denominadas Etapa A e Etapa B, sendo que a Etapa A inclui apenas participantes sem exposição prévia a dengue, enquanto que a etapa B incluirá participantes com e sem exposição prévia a dengue. Os objetivos primários são: (a) Avaliar a segurança da formulação liofilizada da Vacina Dengue 1,2,3,4 (atenuada) contendo 103 PFU de cada vírus vacinal, em adultos saudáveis, sem e com exposição prévia a dengue até o dia 21 após a primeira vacinação da Etapa A e única vacinação da Etapa B;(b) Avaliar a imunogenicidade da formulação liofilizada da Vacina Dengue 1,2,3,4 (atenuada) contendo 103 PFU de cada vírus vacinal, em adultos saudáveis, sem e com exposição prévia a dengue.

Integrantes: Alexander Roberto Precioso – Coordenador / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante.

Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.