“O acervo do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e o tratamento de fotografias numa perspectiva de arquivo” é tema de webinar no dia 18 de maio

Em mais um encontro organizado pelo  Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Memória e Proteção à Saúde  da FSP-USP, a pesquisadora e analista de documentação do Instituto Butantan,  Maria Talib Assad, discute o tratamento de acervos fotográficos a partir de uma metodologia arquivística, por meio da análise das fotografias do acervo do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, onde atua e desenvolve suas pesquisas. A transmissão será pela plataforma Zoom, no link: https://bit.ly/3NgqQQC

Marcado para o dia 18 de maio, das 19h às 21h30, o debate tem a mediação da Dra. Suzana Cesar Gouveia Fernandes, pesquisadora e diretora do Centro de Memória do Instituto Butantan e pós-doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP. Conta com a coordenação da Profa. Maria Cristina da Costa Marques e apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária.

Ao considerar o registro fotográfico como um documento arquivístico, a pesquisadora destaca alguns elementos fundamentais que deveriam nortear o tratamento de acervos fotográficos, como a conexão com outros documentos e com seu órgão produtor, fazendo com que a organização da informação e o tratamento documental gerem informação que vão além de suas características ilustrativas, promovendo sua integração ao contexto funcional ao qual está ligado desde sua criação.

Neste sentido, o Museu de Saúde Pública Emilio Ribas, é campo vasto para diversas pesquisas e abordagens relacionadas à história das doenças, dos órgãos públicos de saúde e da saúde pública paulista, estando representado em diversas fotografias desde a sua construção, em fins do século XIX, com o papel de Desinfectório Central de São Paulo.

Foto na home: reprodução

Data: 18 de maio de 2022

Horário: das 19h Às 21h30

Palestrante: Maria Talib Assad – pesquisadora e analista de documentação do Instituto Butantan

Mediação: Suzana Cesar Gouveia Fernandes, pesquisadora e diretoria do Centro de Memória do Instituto Butantan, e pós-doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Coordenação: Profa. Maria Cristina da Costa Marques, do Departamento

Transmissão pelo Zoom: https://bit.ly/3NgqQQC