Série coordenada por professora da FSP-USP discute o nexo água-energia-alimentos a partir de 1º de junho

Durante o mês de junho, será realizada uma série de webinares para promover o lançamento do livro The Water-energy-food nexus: what the Brazilian research has to say. O primeiro webinar acontece no dia 1º de junho, quarta-feira, às 11h, e será transmitido ao vivo pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. A coordenação é da professora Gabriela Di Giulio, da FSP-USP, além de Tadeu Malheiros, do IEA-USP, e Michele Dalla Fontana, da Universidade de Utrecht (Países Baixos).

Neste primeiro encontro, os organizadores do livro introduzem a abordagem do nexo água-energia-alimentos apresentam a publicação, que reúne contribuições de mais de 90 pesquisadores que apresentam 15 diferentes estudos sobre a temática, no contexto brasileiro.

O encontro conta com a participação do pesquisador Jean Ometto, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e de Patricia Sepe, geóloga e servidora pública da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas como a emergência climática e a perda de biodiversidade, de urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades.

A perspectiva conceitual e analítica do nexo água-energia-alimentos foi proposta há 10 anos e busca possíveis soluções para enfrentar de forma integrada e sustentável os desafios relacionados à provisão e acesso a esses três recursos. Segurança hídrica, energética e alimentar também são alvos dessa perspectiva.

A série de webinares é uma realização do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, do IEA-USP, do qual a professora participa. Os próximos encontros acontecerão às quartas-feiras, das 11h às 12h, também com a organização do IEA-USP .

Webinar Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro – Primeiro encontro
Data: 1º de junho de 2022